ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Expositores marcam presença no Seminário da Castanha-do-Brasil

Data: Sexta-feira, 03/09/2010 00:00
Fonte:

Fonte:odocumento

O Seminário da Castanha-do-Brasil, que aconteceu esta semana (30.08 A 01.09), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, contou com a exposição de diversos produtos derivados da castanha. Os produtos são o resultado do trabalho desenvolvido por cooperativas e associaçoes de alguns municípios do Estado de Mato Grosso, como Juruena (880 km ao Noroeste de Cuiabá), Alta Floresta (803 km ao Norte de Cuiabá) e Apiacás (1.010 km ao Norte de Cuiabá).

“Políticas Públicas para a Produção Sustentável” foi o tema do encontro, que teve por objetivo promover dentro do setor extrativista, alternativas que estimulem o desenvolvimento dessas cadeias no Estado, de forma a contribuir efetivamente com o Projeto de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade das Florestas do Noroeste de Mato Grosso, coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Superintendência de Biodiversidade e financiado pelo Programa das Nações Unidas (PNUD) e pelo Global Environment Facility (GEF).

Para o diretor de produção da Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer, Irineu José Bach, que iniciou a atividade há dois anos, “o motivo pelo qual viemos, além da oportunidade de expor os nossos produtos e proporcionar maior visibilidade à Cooperativa, foi buscar apoio do Governo do Estado para legalizar entre outras coisas, a área de extração das castanhas”.

No espaço reservado a Cooperativa de Extração de Castanhas do Brasil (CECAB), que atua no mercado há cinco anos, foi possível encontrar uma diversidade de produtos derivados de castanhas, tais quais: castanha achocolatada; bolo de laranja/maracurá com castanha; doce de açúcar mascavo com castanha; alfajor de biscoito de castanha, recheado com cupuaçu; castanha de caju com sabor (cebola com alho e defumada) e castanhas com sabor (torrada com sal, defumada, alho e cebola, picante, orégano, alho, cebola e natural).

Conforme o presidente da CECAB, Albino dos Santos Filho, “o evento contribuiu para promover a conscientização de pequenas e médias cooperativas e associações, no sentido de unirmos a nossa força para que possamos assim, ser reconhecidos pelos órgãos das esferas federal, estadual e municipal, que também possuem suas responsabilidades para com o extrativismo no Estado de Mato Grosso. Vale lembrar que essa atividade ficou esquecida por muitos anos na região Norte do Estado. A minha expectativa é de que o seminário nos ajude a dar continuidade a todas essas ações e que sejam efetivas”, salientou ele ao comentar que encontros como Seminário devem ser realizados outras vezes.

A Associação Regional de Apicultores da Amazônia Apicaense (Arapama), também marcou presença no Seminário, com a participação do seu presidente, Osmar José Schlickmann, que palestrou na manhã do dia 31 de agosto, sobre a Experiência na Gestão da Associação Regional de Apicultores da Amazônia Apicaense, além de expor produtos como mel de abelha (europa). A ARAPAMA é uma entidade de classe promocional da Apicultura que visa defender os interesses dos apicultores em estreita cooperação com os órgãos oficiais.