ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Juína: Pescadores receberão primeira parcela do seguro desemprego dia 05 de dezembro

Data: Segunda-feira, 19/11/2012 00:00
Fonte: Marcelo Guedes/Metropolitana FM

 

Nesse período de piracema os pescadores da Colôniza Z-20 de Juína receberão seguro desemprego no valor de um salário mínimo durante quatro meses. Na sexta-feira, 16 de novembro, uma equipe do Ministério do Trabalho esteve em Juína para essa ação.

 

De acordo com Roberto Aurélio, Chefe da Agência Regional do Trabalho de Sorriso, nesse período todas as agências se desdobram e visitam todas as colônias com o objetivo de dar entrada no seguro desemprego dos pescadores.

 

"Para receber o benefício basta que o pescador tenha a carteira profissional, atualizada no Registro Geral da Pesca (RGP) e mais de um ano na pesca. Isso ajuda o pescador, ele vai receber um salário mínimo já que ele não pode pescar e nem comercializar o pescado nesse período", disse Aurélio à Rádio Metropolitana FM.

 

A expectativa é que a primeira parcela seja paga já no dia 05 de dezembro. Para receber basta o beneficiário procurar a Lotérica ou a Caixa com o Cartão Cidadão e fazer o saque. "São quatro parcelas que eles vão receber e em janeiro como tem a correção eles recebem corrigido no valor novo do salário mínimo", enfatizou.

 

Esse mutirão já percorreu as cidades da região norte do estado, supervisionadas pela Colônia Z-16, onde 180 pescadores já foram cadastrados. Na Colônia Z-20, que compreende Juína, Aripuanã, Colniza e Juruena são cerca de 120 pescadores. Cadastrar os pescadores de nossa cidade a equipe visitará cada município da colônia, finalizando em Juruena.

 

"Caso o pescador perca o prazo ele deve procurar nossa agência mais próxima que é Tangará da Serra. Deve fazer isso até o dia 28 de fevereiro que é o prazo final para dar entrada no seguro desemprego", finalizou.

 

Alberto Borges Pereira é um dos pescadores de Juína que receberá o seguro. Segundo ele, o recurso ajuda bastante nesse momento de piracema. "Já que não podemos pescar então é justo receber o seguro", frisou.

 

O Sr José Serafim, de Terra Roxa, também falou da importância do seguro desemprego à reportagem da Metropolitana FM. "É muito importante o recurso já que ajuda, não é que dá pra viver com ele, mas ajuda bastante", ponderou. O Sr Lírio Veloso ressalta que sem esse recurso o pescador profissional ficaria sem condições de sobrevivência, já que depende do peixe para viver.