ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Sete pessoas morrem em MT por ataques de animais peçonhentos

Conforme balanço, 574 pessoas foram vítimas de picadas de cobras. Das sete mortes, cinco foram por ataques de cobras e duas por escorpiões.

Data: Quinta-feira, 15/11/2012 00:00
Fonte: Do G1 MT

Sete pessoas morreram neste ano em Mato Grosso após ataques de animais peçonhentos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cinco foram vítimas de cobras e duas por escorpiões. As cobras são as que lideram no número de ataques, segundo o levantamento, que aponta ainda que de janeiro a maio, 574 pessoas foram picadas por cobras venenosas.

 

Oito em cada dez vítimas foram picadas por jararacas, também conhecida como “boca de capanga”. Uma picada dela pode matar em algumas horas e é uma cobra que pode ser encontrada em vários ambientes do estado.

 

Cobras lideram ataques em Mato Grosso, conforme governo federal (Foto: Reprodução/TVCA)
Cobras lideram ataques em Mato Grosso, conforme governo federal (Foto: Reprodução/TVCA)
 

Além das cobras outros animais peçonhentos também fazem vítimas em todo o país. A Polícia Militar de Meio Ambiente de Mato Grosso, recebe em média dez chamadas por mês para atender ocorrências sobre ataques de escorpião, que já vitimou 274 pessoas. Conforme os dados do governo federal, esse ano 66 pessoas foram atacadas por aranhas venenosas, cinco por lagarta e 15 por abelhas.

 

Em 2011, o Ministério as Saúde registrou a morte de 14 pessoas em Mato Grosso, sendo dez delas por acidentes com cobras. Os números alertam para a importância de saber as características destes animais e o que fazer ao se deparar com um deles.