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NOTÍCIA

Como aprender a controlar as emoções e conflitos do dia-a-dia para melhorar a performance profissional

Assunto foi tema de palestra simultânea do Comagep 2012

Data: Quarta-feira, 14/11/2012 00:00
Fonte: Da Assessoria

“Coaching e o uso da Inteligência Emocional para equilibrar as emoções e conflitos do dia-a-dia. Como o coaching pode auxiliar sua carreira dando estabilidade nas emoções e tomadas de decisões” esse foi um dos destaques da oficina “O Coaching a serviço da Inteligência Emocional: A Evolução do Ser Humano”, com Ana Cristina Galo, no segundo dia do Congresso Mato-grossense sobre Gestão de Pessoas (Comagep).

 

Segundo explicação da psicóloga, que atua há mais de 11 anos em empresas nacionais, regionais, multinacionais e públicas, o coaching é uma ferramenta que trabalha com foco no aumento das percepções, podendo despertar ou mesmo incrementar habilidades que antes não se conseguia acessar. “O sucesso e a realização pessoal só podem existir quando sabemos qual o sentido da nossa vida e quando aprendemos a dirigí-la com o foco certo. É primordial saber onde se está e onde se que ir”, afirmou.

 

Ana complementou que o coaching serve para todos que queiram obter maiores realizações em sua vida, todos que estejam dispostos a expandir suas habilidades emocionais e mentais para conquistar seus objetivos e melhorar a qualidade de vida e de suas relações. Ela frisou que o coaching não é consultoria. “O consultor te dá as respostas e a solução para o seu problema, enquanto o coaching é o princípio de ajudar a aprender ao invés de ensinar".

 

O processo é estruturado e fundamentado em pesquisas, para que a pessoa faça tarefas que identificam as suas características pessoais, encontre quais são seus obstáculos, oportunidades e as suas crenças. “É um processo de longo prazo, não existem resultados de uma hora para outra. É olhar para o seu presente e futuro”, afirmou.

 

Para que isso aconteça é preciso utilizar a inteligência emocional a serviço do processo de coaching e vice-versa. “Inteligência emocional é a habilidade que a pessoa tem de conhecer as suas próprias emoções, administrá-las e saber o impacto que ela tem em si mesmo e como usá-las a seu favor, dentro de um contexto”, disse.

 

Ana pontuou que se a pessoa não tem inteligência emocional ela não consegue acessar a sua inteligência intelectual. “O coaching é uma porta de acesso para a própria inteligência. Por exemplo, um ótimo lugar para treinar sua inteligência emocional é o trânsito, principalmente agora com as obras da Copa. As pessoas costumam ser impulsivas e agir com a emoção, pulando a etapa de pensar. A ação impulsiva não contribui em nada para a solução de um problema. Uma ótima dica nessas horas é contar até 10”.

 

Liderança emocional inteligente

 

A psicóloga destacou a inteligência emocional dos grandes líderes que nos movem. “Eles se conectam com nossa paixão e inspiram o melhor em nós. Quando tentamos explicar porque eles são efetivos, não falamos em estratégia, visão ou ideias poderosas, mas a realidade é mais básica: grandes líderes trabalham através das emoções”.