ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

PC chinês encerra congresso após aprovar mudanças na cúpula do poder

Delegados ouvem discurso do dirigente, Hun Jintao, na abertura do 18º Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês

Data: Quarta-feira, 14/11/2012 00:00
Fonte: DA EFE

O 18º Congresso do Partido Comunista da China (PCCh) chegou ao fim em Pequim nesta quarta-feira após nomear seu novo Comitê Central e aprovar uma nova emenda à Constituição interna, entre outras iniciativas.

 

"O Congresso elegeu um novo Comitê Central do Partido e substituiu os líderes veteranos por outros mais jovens", declarou o presidente do país e secretário-geral da formação, Hu Jintao, em seu discurso de encerramento perante os 2.307 delegados do conclave.

 

O discurso de Hu aconteceu depois de o Congresso ter aprovado a composição do novo Comitê Central, no qual estão incluídos, entre outros, o vice-presidente Xi Jinping, que amanhã será nomeado secretário-geral do PCCh.

 

No mesmo dia, o novo Comitê Central se reunirá para nomear os integrantes dos órgãos superiores do Partido: o Politburo, de 25 membros, e o Comitê Permanente, o principal organismo de tomada de decisões, atualmente integrado por nove pessoas.

 

À frente do Comitê, como secretário-geral do Partido, ficará Xi, que também substituirá Hu como chefe de Estado a partir de março.

 

Na sessão de encerramento, os delegados reunidos no Grande Palácio do Povo, em Pequim, nomearam também os integrantes da nova comissão de disciplina, o órgão supervisor do Partido, informou a agência oficial de notícias Xinhua.

 

Entre eles figura o vice-primeiro-ministro Wang Qishan, que também deverá ser incluído amanhã entre os novos membros do Comitê Permanente.

 

Por fim, os delegados deram sinal verde ao relatório do Congresso anterior, realizado há cinco anos, e a uma emenda à Constituição do Partido que manifesta a necessidade de promover o "progresso ecológico", segundo a Xinhua.

 

 

  Editoria de Arte/Folhapress