ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

MT Detentos conseguem vaga em universidade

Data: Terça-feira, 16/03/2010 00:00
Fonte:

Fonte:primeirahora

A vida de dois reeducandos de Mato Grosso começa a mudar a partir deste ano. Eles conseguiram atingir pontuação suficiente na maior avaliação educacional do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e com isso, garantiram cada um a sua vaga para o ensino superior.

Vitor Miguel Valencio, de 33 anos, vai estudar Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso. Ele está preso pela segunda vez há quatro anos. Cumpre pena no regime fechado na Penitenciária “Major Eldo Sá Corre” - Mata Grande, em Rondonópolis. Segundo Vitor, ele foi um jovem que sempre gostou de ler e estudar, porém as amizades erradas fizeram com ele desistisse dos estudos e se envolvesse na criminalidade.

Foi na penitenciária que o reeducando percebeu a possibilidade de, enfim concluir o ensino fundamental e médio que havia deixado para trás e ainda concorrer a uma vaga na universidade. Vitor começou frequentar as aulas na escola e o grupo de estudo preparatório para o vestibular da unidade.

Com o apoio e incentivo da coordenação pedagógica e da direção da Mata Grande que Vitor e outros participaram do Enem. Entre os trinta e um aprovados para o curso de pedagogia, do período vespertino, Vitor ficou em 1º lugar com mais de 600 pontos. “Eu estava muito desanimado e deprimido, mas a notícia que eu consegui uma vaga na faculdade me deu uma injeção de ânimo, estou muito feliz”, explicou Vitor.

Vitor disse que vai fazer de tudo que estiver ao seu alcance para não decepcionar a todos. “A partir deste momento os meus pensamentos já mudaram e eu quero talvez um dia ajudar outros como eu a sair desta vida”, afirmou.

Outro reeducando que percebeu que nos estudos é possível a regeneração e a mudança de vida é o Ricardo, de 29 anos, que cumpre pena no regime semi aberto domiciliar. Preso por tráfico de drogas, Ricardo conseguiu uma bolsa integral para o curso de administração na Unic.

Quando reeducando do regime fechado na Mata Grande, Ricardo também frequentou a escola e o grupo de estudo preparatório para o vestibular da penitenciária. Após concluir os estudos, o reeducando não deixou de participar das atividades educacionais da unidade atuando como bibliotecário da unidade prisional.