ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Jornada de Cardiogeriatria oferece Curso de Eletrocardiograma

Data: Terça-feira, 13/11/2012 00:00
Fonte: Da Assessoria

 

Disponível desde o início do século passado, o Eletrocardiograma(ECG) ainda é considerado indispensável na investigação de várias doenças cardíacas. O eletrocardiograma é um exame que detecta a atividade elétrica do coração. Com ele é possível identificar padrões normais e anormais de transmissão e geração destes impulsos elétricos.

 

“O eletrocardiograma é o exame cardiológico mais antigo e simples , porém um dos mais eficazes no fornecimento de informações para o médico sobre o atual quadro do coração daquele paciente.  Ele é o exame mais indicado para avaliar arritmias cardíacas e para a investigação inicial de isquemias cardíacas que levam ao infarto”, afirma a médica cardiologista Débora Andréa Castiglioni Alves.

 

Segundo ela, a Sociedade Brasileira de Cardiologia em Mato Grosso(SBC/MT) resolveu oferecer o curso de eletrocardiograma a pedido de médicos e estudantes como forma de atualização para uma interpretação mais precisa do exame. “Apesar do eletro ser um exame simples, ele exige estudo e atualização para que não seja feita uma interpretação errônia do quadro clínico do paciente. A interpretação correta pode evitar a perda de uma vida”, alerta Débora.

 

O curso será ministrado no dia 23 de novembro durante a 12ª Jornada de Cardiogeriatria,no Hotel Deville,  pelo especialista Eduardo Luis Guimarães Machado de Minas Gerais  que é Mestre em Cardiologia, professor e Coordenador do Curso de Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais; professor do núcleo de pesquisa Cardiovascular e Pós-Graduação das FCM-MG; Chefe do serviço de Ergometria da Santa Casa e Hospital São Lucas de Belo Horizonte; professor do Curso de Pós-Graduação da PUC-MG.

 

 Público Alvo – Médicos Cardiologistas; Clínicos Gerais;  Intensivistas; Médicos de Outras Especialidades; Médicos Residentes  e estudantes de medicina

 

Informações  podem ser obtidas na SBC/MT que fica na Av. Isaac Póvoas, 1251 sala 302 - 3º andar, Edifício Nacional Palácio - Cuiabá/MT ou pelo telefone (65) 3324-1638-ou pelo email [email protected]