ARIPUANÃ, Quarta-feira, 17/04/2024 -

NOTÍCIA

Secretário de Fazenda prevê crise mundial por mais 7 ou 8 anos

Data: Domingo, 11/11/2012 00:00
Fonte: Olhar Direto/ Lucas Bólico

 

Foto: Daniel Dino/Sefaz-MT

Secretário de Fazenda prevê crise mundial por mais 7 ou 8 anos

 

O secretário de Fazenda, Marcel Souza de Cursi prevê que a crise econômica mundial ainda pode durar mais oito anos e defende que o Estado e as empresas se preparem não só para o período como também para o pós-crise.



Cursi deu a declaração durante o primeiro dia do III Seminário Internacional de Administração Tributária dos Estados Brasileiros (Siate) que acontece em Cuiabá.



"Em algum lugar existe um rombo na economia mundial que pode ser de até U$ 3 trilhões, valor equivalente ao PIB do Brasil. Se isso for assim, nós ainda vamos conviver por sete ou oito anos com esta crise internacional. Temos que nos adaptar e simultaneamente ficarmos preparados para o momento pós-crise", declarou.



Sobre o cenário internacional, Marcel destacou que os Governos estão reduzindo salários, inclusive de aposentados, opção seguida pela iniciativa privada. Em uma analogia, o secretário de Fazenda de Mato Grosso comparou os Estados Unidos e países europeus a gigantes com dois metros de altura, enquanto o Brasil ainda possui seus 50 centímetros.



"Estamos em um momento de euforia por sermos a quinta economia do mundo, mas os gigantes estão de joelhos, se tratando, quando levantarem estarão muito mais leves. Quando a corrida começar vamos voltar tudo o que avançamos. Temos que nos preparar para evitar esta realidade", observou Marcel. Com informações da assessoria de imprensa.