ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Pacto para alfabetização de crianças tem adesão de 97% das cidades de MT

Data: Sábado, 10/11/2012 00:00
Fonte: Só Notícias/Karoline Kuhn

Pelo menos 137 municípios mato-grossenses aderiram ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, lançada nesta semana pelo Governo Federal, o que corresponde a 97,16% do total de cidades (141). Nacionalmente, pouco mais 5,2 mil também aderiram e os investimentos deverão atingir aproximadamente R$ 2,7 bilhões.


O pacto tem como objetivo alfabetizar todas as crianças com até 8 anos nos 27 Estados. Com isto, deverá envolver aproximadamente 8 milhões de alunos nos três primeiros do ensino fundamental da rede pública. O eixo central do projeto será a oferta de cursos de formação continuada para 360 mil professores alfabetizadores, com tutoria permanente e auxílio de 18 mil orientadores de estudo capacitados em 36 universidades públicas. O Ministério da Educação também distribuirá mais de 60 milhões de livros didáticos, além de jogos pedagógicos.



O objetivo é reverter o atual cenário do país, em que a média nacional de crianças não alfabetizadas até os oito anos chega a 15,2%, segundo dados do Censo 2010 elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O montante a ser investido por Estado não foi informado, no entanto, o governo apontou que para 2014, professores e escolas que mostrarem mais avanços no processo de alfabetização serão premiados. O valor deve atingir R$ 500 milhões, distribuídos.



Os municípios que ainda não aderiram poderão fazer o procedimento até o dia 30 deste mês no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação.