ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Comissão de Deputados fará vistoria à área de conflito no próximo dia 22

Data: Sexta-feira, 09/11/2012 00:00
Fonte: Da Assessoria/ Naiara Martins

Uma comissão formada pelo deputado Estadual Baiano Filho (PMDB), o deputado Federal Wellington Fagundes (PR), representantes da APROSUM (Associação dos Produtores Rurais da Suiá Missú) e membros da FUNAI, Ministério da Justiça e Auditoria Geral da União realizará vistoria técnica in loco na área remanescente da fazenda Suiá Missú, no Posto da Mata, alvo de disputas entre produtores e xavantes há mais de 17 anos.   

 

As autoridades desembarcarão em Alto Boa Vista no dia 22 de novembro, quinta-feira, por volta das 9h, de onde seguirão para o Posto da Mata. Lá serão visitadas as instalações comerciais, escolas públicas, residências e benfeitorias constituídas pelos produtores no local ao longo de 30 anos.

 

Também será feita uma vistoria às áreas delimitadas pela FUNAI como resquícios de antigos cemitérios xavantes. As evidencias reforçam a tese da ocupação indígena do local por volta da década de 60, o que sustenta a decisão judicial de retirada dos produtores rurais. Segundo alegam os produtores, as áreas foram demarcadas com base em laudos antropológicos, que hoje têm sua autenticidade contestada.  

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, sob o requerimento dos deputados Baiano Filho e José Riva, aprovou a instalação de uma Comissão Externa com a finalidade de realizar levantamentos, vistorias técnicas e acompanhar o desdobramento das discussões junto a Presidência da República. Baiano faz questão de destacar a comprometimento do deputado José Riva na busca por uma solução sensata para a causa. “A ideia é analisar a situação local, ouvir as famílias que vivem na gleba e buscar diálogo com as lideranças indígenas", defende Baiano Filho.

 

Em Brasília, a Câmara dos Deputados, por requerimento do deputado Federal Wellington Fagundes, também aprovou a criação de uma comissão externa para acompanhar a questão.