ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Em vila de ancestrais, feiticeiro prevê vitória de Obama

Data: Segunda-feira, 05/11/2012 00:00
Fonte: DA ASSOCIATED PRESS, EM KOGELO (QUÊNIA) FOLHA DE SÃO PAULO

"[Barack] Obama está muito na frente e definitivamente vai vencer", diz o feiticeiro John Dimo, morador do vilarejo de Kogelo, no Quênia, lar dos ancestrais do presidente americano e candidato à reeleição.

 

Não é um resultado surpreendente nesta localidade, terra natal do pai de Obama, onde expectativas da vitória do democrata sobre o republicano Mitt Romney eram bastante altas nesta segunda-feira.

 

Obama é filho de mãe americana e pai queniano, tendo cinco meios-irmãos e uma meia-irmã no país africano.

 

Enquanto empresas de pesquisa nos EUA usam entrevistas, análises estatísticas e tecnologia para prever o resultado das eleições desta terça, Dimo manipula conchas, ossos e outros itens, técnicas que aprendeu de seu pai, e está confiante em suas predições.

 

As projeções ocidentais não mostram um resultado tão claro: todas as sondagens divulgadas nas últimas semanas mostram o empate entre o democrata e o republicano na preferência do eleitor.

 

O pajé John Dimo, que diz ter 115 anos, realiza um rito para dar sorte a Barack Obama nas eleições desta terça-feira, na aldeia do Quênia em que vive e onde, diz, o pai do presidente foi enterrado.