ARIPUANÃ, Segunda-feira, 18/03/2024 -

NOTÍCIA

MT pode ser um dos principais produtores de peixe do Brasil

Data: Segunda-feira, 30/08/2010 00:00
Fonte:

Fonte:expressomt/assessoria

Ministro da Pesca lança estudo e demarcação do Parque do Lago do Manso, onde deve ocorrer a produção. 
 
Mato Grosso pode se transformar em um dos maiores produtores de peixe do país. Grande parte dessa produção pode sair do Lago do Manso. Foi por isso que o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolim, lançou neste sábado (28) a demarcação do Parque do Lago do Manso, durante cerimônia em Chapada dos Guimarães.

O ministro destacou que o Estado tem vocação para piscicultura. “De 2007 a 2009 houve um crescimento de 70% na produção de peixes, ou seja, Mato Grosso passou de 17 mil toneladas para 30 mil. Esse crescimento se deve ao apoio dos governos Federal e Estadual frente às cadeias produtivas”, disse.
 
Só para se ter uma ideia, Mato Grosso está em primeiro lugar na produção de peixe nativo de água doce e é o quinto na produção total da aquicultura. São produzidas anualmente cerca de 30 mil toneladas de peixe nativo, com destaque para a criação de pacu, tambacu e tambaqui, a produção está concentrada no entorno de Cuiabá. O secretário de Estado Desenvolvimento Rural, Jilson Francisco da Silva acredita que esse conjunto de ações a serem desenvolvidas vai beneficiar cerca de 600 famílias de produtores que já atuam no setor e outros que se juntarão à atividade.
 
O secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos, Renaldo Loffi, parabenizou a atuação do Ministério da Pesca e Aquicultura pelo incentivo à piscicultura na região.
Investimento
 
O projeto é uma iniciativa do Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), por meio da Superintendência Federal em Mato Grosso, em parceria com a Cooperativa de Pequenos Agricultores de Chapada dos Guimarães (Cooperagricultor), localizada no distrito de João Carro, beira do lago de Manso. A finalidade é viabilizar o desenvolvimento da pesca em tanques-rede nos locais demarcados através de critérios técnicos, que engloba uma área aproximada de 450 hectares, a extensão equivale a 1% do total da superfície do Lago do Manso.
 
A demarcação do Parque Aquícola do Manso pelo MPA é para identificar os locais onde serão instalados os tanques-rede. Na região do Lago do Manso, pode-se ocupar uma área de aproximadamente 450 hectares de lâmina d’água e pela dimensão dos tanques, calcula-se que poderão ser instalados até 200 unidades em cada hectare do lago, ou teoricamente 90 mil tanques-rede dentro da região demarcada.