ARIPUANÃ, Quinta-feira, 25/04/2024 -

NOTÍCIA

Cemat promove ação contra furto de energia em Aripuanã

Data: Segunda-feira, 05/11/2012 00:00
Fonte: Da Assessoria

 

A Cemat concluiu, na última quarta-feira (31), mais uma operação de combate ao furto de energia em Aripuanã. Batizada de “Operação Dardanellos”, a ação teve início no dia 16 de outubro e resultou na fiscalização de mais de 1.600 unidades consumidoras. Ao todo, 487 irregularidades foram identificadas.

 

Mais conhecidas como “gatos” ou “gambiarras”, as irregularidades trazem sérios riscos à população, pois sobrecarregam a rede elétrica, comprometendo a qualidade da distribuição de energia. Além disso, a interferência na configuração original dos equipamentos de medição pode trazer sérios riscos relacionados à segurança.

 

Uma das principais consequências do furto de energia é a sobrecarga dos transformadores, o que pode deixar várias residências sem energia e provocar acidentes. Outro problema está no fato de que, na maioria das vezes, os furtos são feitos por pessoas sem o conhecimento necessário para atuar na rede elétrica. Esses “amadores” estão sujeitos a choques, quedas e outros acidentes que podem ser fatais.

 

De acordo com o gerente regional de Tangará da Serra, Sidney Tavares, que também é responsável pelo município de Aripuanã, os mutirões de fiscalização são uma das ações que integram o planejamento destinado a reduzir as perdas elétricas da Cemat na região. “Muitas pessoas ainda pensam que furtar energia é algo comum, que não tem conseqüências. A regional de Tangará da Serra está trabalhando em parceria com a Polícia Civil para identificar as pessoas que realizam furto de energia na região”, explica Sidney.

 

Furtar energia elétrica é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, e a pena pode variar de um a quatro anos de prisão. “Além de fiscalizar, a Cemat tem realizado projetos de conscientização, para que a população compreenda os perigos que as gambiarras podem causar”, disse o gerente da regional de Tangará.

 

Economia de energia - De agosto a dezembro, Mato Grosso enfrenta o período de maior seca e calor do ano. As altas temperaturas, aliadas à baixa umidade do ar, levam as pessoas a intensificarem o uso dos condicionadores de ar, ventiladores, umidificadores e outros equipamentos destinados a amenizar o calor. Com isso, muitos consumidores se assustam quando recebem a fatura de energia, em especial a conta referente ao mês de setembro, no qual, historicamente, é registrado o maior consumo de energia em Mato Grosso.

 

Para auxiliar a população a utilizar a energia de maneira mais racional, a Cemat destaca algumas dicas importantes:


· Quando for comprar algum equipamento, dê preferência àqueles que possuem o selo Procel de Economia de Energia e enquadram-se na classe A, ou seja, são mais econômicos.

· O ar-condicionado pode representar até 35% do consumo de uma residência. Portanto, ligue o equipamento apenas quando for dormir, mantenha portas e janelas bem fechadas e utilize timer para programar o desligamento automático.

· Evite acender lâmpadas durante o dia e, na hora de comprá-las, prefira as fluorescentes, que iluminam melhor, duram de 5 a 10 vezes mais e gastam menos energia.

· Mantenha em bom estado de conservação as borrachas de vedação das portas da geladeira, evitando a fuga do ar frio.

· Não deixe equipamentos em modo stand-by. Eles parecem estar desligados, mas, na verdade, estão consumindo energia.

· Acumule sempre a maior quantidade de peças de roupa possível, para passá-las de uma só vez. Assim você evita ligar o ferro de passar repetidas vezes.

· A mesma dica para uso do ferro de passar serve para a máquina de lavar. Procure lavar a quantidade máxima de roupas indicada pelo fabricante.

· Realize manutenções nos aparelhos e use-os de maneira correta.

· Quando for construir, opte por projetos inteligentes, que utilizem a ventilação e a iluminação natural de forma eficiente, possibilitando economia de energia.

· Quando pintar a casa, escolha cores claras, afinal, as cores escuras exigem mais iluminação.

· Se possível, instale um aquecedor solar.

· Não deixe impressoras e outros acessórios do computador ligados sem necessidade. Configure o computador para que a tela do monitor desligue automaticamente.