ARIPUANÃ, Terça-feira, 19/03/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã: MT Regional participa de reunião com indígenas para viabilizar cadeias produtivas

Data: Segunda-feira, 30/08/2010 00:00
Fonte:
Assessoria - MT Regional/Foto:topnews

Em busca de fortalecer as cadeias produtivas em prol da agricultura familiar em Mato Grosso, técnicos do MT Regional estiveram em Aripuanã (980 km de Cuiabá) com representantes de várias Secretarias do Governo do Estado numa reunião conduzida pelo superintendente de Assuntos Indígenas da Casa Civil, tenente-coronel Alessandro Mariano Rodrigues, para ouvir dos índios das etnias Cinta Larga e Araras, as cadeias produtivas a serem desenvolvidas na região.

Os indígenas solicitaram a implantação das cadeias produtivas do leite, piscicultura, castanha e fruticultura. Durante a reunião ficou definido que a Secretaria de Agricultura de Aripuanã, o MT Regional e a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer) vão até as aldeias selecionadas pelas etnias Cinta Larga e Araras para realizar a coleta de solo da área destinada à fruticultura. O Governo do Estado realizará a análise de solo para dar início ao trabalho de subsistência e comercialização dos produtos. O mesmo será feito com cada uma das cadeias produtivas escolhidas pelos índios.

A gerente da cadeia produtiva da Sociobiodiversidade, Sanny Costa Saggin, destacou que os índios já tem a castanha, ou seja, a matéria prima-principal, agora eles precisam desenvolver a cadeia produtiva. “Eles tiveram problemas de logística no transporte, armazenamento, entre outros e vão com o apoio do MT Regional para garantir a produção e comercialização do produto para geração de renda”.

Os técnicos do MT Regional que estiveram presentes na reunião foram: A gerente da cadeia produtiva da Sociobiodiversidade, Sanny Costa Saggin; o coordenador da cadeia produtiva de fruticultura, Rodrigo Furquim Rodrigues e o Assessor técnico, Ciro Siqueira Gonçalves Sobrinho.