ARIPUANÃ, Terça-feira, 19/03/2024 -

NOTÍCIA

Em Barra do Garças, Taques assume compromisso de fiscalizar recursos destinados à saúde indígena

Data: Domingo, 29/08/2010 00:00
Fonte:

Fonte:expressomt

O candidato ressaltou ainda, que o país está prestes a receber mais uma secretaria e ver a Funasa ser extinta. 
 
Durante visita a Barra do Garças nesta sexta-feira (27), em companhia da comitiva Mato Grosso Melhor Pra Você, o candidato a senador Pedro Taques (PDT) ouviu e assumiu compromissos com mais um grupo que pouco recebe atenção dos governantes – os indígenas.

Em conversa com o cacique Simão Dzururá, da Reserva dos Xavantes, irmão do já falecido ex-deputado Mário Juruna, Taques recordou do rombo estimado em quase R$ 200 milhões que ocorreu na Fundação Nacional de Saúde Indígena (Funasa) nos dez anos de sua existência.

O rombo veio à tona em abril deste ano, após a Polícia Federal desencadear a Operação Hygeia em Mato Grosso e mais três Estados. A investigação prendeu servidores públicos e colocou sob suspeita políticos mato-grossenses que exerciam grande influência na Funasa. “Por conta destes e de outros desvios que nós índios já conhecíamos desde antigamente, muitos de nós morreram”, disse Simão.

O cacique pediu a Taques que, uma vez representando Mato Grosso no Senado, ele possa auxiliar na fiscalização dos recursos destinados aos índios. “Quanto mais olhos em defesa da sobrevivência do nosso povo melhor”, destacou o líder indígena.

Taques disse não concordar com o poder político que comanda a Funasa. “Por isso assumo o compromisso de exercer meu papel de agente fiscal do dinheiro da sociedade que é administrado pelos governantes”, declarou o candidato. O ex-procurador entende que os índios precisam sim de um órgão específico, mas defende que esse órgão tenha perfil técnico.

O candidato ressaltou ainda, que o país está prestes a receber mais uma secretaria e ver a Funasa ser extinta. Lembrou que, no início deste mês, o Senado aprovou o Projeto de Lei de criação da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) ligada ao Ministério da Saúde. A pasta deve passar a executar as atribuições da Funasa, alvo de críticas e denúncias. O projeto ainda precisa da sanção do Presidente Lula.

Simão e Taques conversaram durante e após arrastão realizado em Barra do Garças. A ação durou quase três horas e faz parte da agenda de visitas a 12 municípios em quatro dias desta semana.