ARIPUANÃ, Quinta-feira, 25/04/2024 -

NOTÍCIA

Servidores entregam 26.718 assinaturas para revogar lei das OSS

Data: Quinta-feira, 01/11/2012 00:00
Fonte: Jonas da Silva/ Olhar Direto

 

Servidores entregam 26.718 assinaturas para revogar lei das OSS

 

 

Servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso entregaram há pouco no plenário da Assembleia Legislativa 26.718 assinaturas de Projeto de Lei de Iniciativa Popular aos deputados estaduais para revogar duas leis que dão legalidade para participação das Organizações Sociais de Saúde (OSS) no sistema.



Os parlamentares suspenderam a sessão há pouco para receber o documento. As leis a serem revogadas são a Leis Complementares 150/2004 e 147/2011. Durante a entrega, cerca de 250 servidores de todo o interior de Mato Grosso cantaram o Hino Nacional e gritos de guerra, como "Não! Não! Não à privatização" e "Essas OSSs não me engana, só quer a nossa grana!". E por fim: "O Pedro Henry foi condenado! Agora o Vander tem que ser exonerado!".


Na reunião de integrantes do Conselho Estadual de Saúde (CES) ontem com o Colégio de Líderes, eles fizeram denúncias sobre a forma como o secretário de Saúde, Vander Fernandes, conduz o setor, com desrespeito às resoluções do conselho, de acordo com informações do membro do Fórum Sindical, Gilmar Brunetto, o "Gauchinho".



O deputado estadual Percival Muniz (PPS) lembrou aos 16 parlamentares registrados no painel do legislativo que os deputados aprovaram as leis que sustentam as OSS sem debate.



"Quando aprovamos a lei das OSS, eu falei: vamos fazer audiências para debater essa lei. E disse, vocês vão dar carta branca ao governador?", cobrou o deputado estadual Percival Muniz.



"Chegou com urgência aqui, deputado vota. Estende até tapete vermelho", ironizou. Ele disse que a população paga imposto para ter boa educação e saúde e não tem. O deputado diz ser a favor do SUS como constituinte que foi. Percival pediu para o governador Silval Barbosa rever rapidamente a orientação dada pelo secretário.



Ele sugeriu que deputados visitem o SUS do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde o sistema tem atendimento avaliado positivamente pela população.