ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Período de vacinação começa em 1º de novembro

Data: Quarta-feira, 31/10/2012 00:00
Fonte: Ascom Famato

Começa nesta quinta-feira (01.11) e vai até o dia 30 de novembro o período de vacinação contra a febre aftosa. Pecuaristas de Mato Grosso devem imunizar bovinos e bubalinos de todas as idades contra a doença. A previsão é vacinar todo o rebanho do estado, que é de 29 milhões de cabeças – o maior do país. Os produtores terão até o dia 10 de dezembro para comunicar a vacinação ao Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).

 

De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e presidente do Conselho Fiscal do Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa-MT), Rogério Romanini, o combate à doença é fundamental para o estado manter seu status de área livre de febre aftosa, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Ele lembra ainda que o último foco de febre aftosa em Mato Grosso foi registrado em 1996.

 

"Todos os anos, os pecuaristas mato-grossenses têm dado um excelente exemplo quando o assunto é a sanidade animal. Já faz um bom tempo que nossos índices chegam a mais de 99% dos animais imunizados. Para continuar mostrando que Mato Grosso tem uma das carnes mais saudáveis do mundo, temos que manter esta vigilância, pois sabemos que países vizinhos como a Bolívia e o Paraguai são mais vulneráveis à doença. Não podemos correr esse risco", destaca Romanini.

 

Penalidades – Quem não respeitar o calendário de vacinação poderá ser penalizado com o pagamento de multas, cujos valores podem chegar a 2,25 Unidade de Padrão Fiscal (UPF) por cabeça não vacinada, o que corresponde atualmente a R$ 46,27 por animal.