ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Obama e governador rival visitarão juntos regiões afetadas por Sandy

O governador de Nova Jersey, Chris Christie, fala à imprensa sobre os danos causados por Sandy em seu Estados

Data: Quarta-feira, 31/10/2012 00:00
Fonte: DA REUTERS, EM WASHINGTON

Nesta quarta-feira, o presidente democrata Barack Obama e o governador republicano de Nova Jersey, Chris Christie, visitarão juntos regiões afetadas pela passagem da tempestade Sandy na costa leste dos Estados Unidos.

 

Os dois não são exatamente amigos. Na convenção republicana de agosto, Christie foi o crítico mais duro das políticas de Obama. O encontro é peculiar justamente por isso, já que Christie é um governador jovem (tem 50 anos) e é possível que ele concorra à Presidência em 2016, caso Mitt Romney, atual candidato do seu partido, perca o pleito deste ano.

 

Uma reunião como essa a apenas uma semana das eleições presidenciais americanas é pouco comum. Antes do anúncio da visita conjunta, Christie elogiou muito a postura de Obama na maneira de lidar com o desastre natural. Questionado sobre isso, o governador foi incisivo. "Se vocês acham que a campanha presidencial sequer passa pela minha cabeça agora, vocês não me conhecem."

 

Obama e Christie foram forçados a unir forças para ajudar as vítimas da passagem do Sandy. Em Nova Jersey, no sul e no oeste da cidade de Nova York, cerca de 2,4 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica.

 

"Eu não estou nem aí para as eleições presidenciais nesse momento. Esse assunto não é importante agora", insistiu Christie na terça-feira. O republicano chegou a ser cogitado como um possível candidato à Presidência pelo Partido Republicano, e, depois, foi considerado uma boa escolha para ser o vice de Romney.

 

Obama, por sua vez, declarou Nova Jersey como uma área de emergência, para que o Estado pudesse receber ajuda federal o mais rápido possível. "Eu não posso agradecê-lo o suficiente por isso", disse Christie.

 

O governador diz que já falou três vezes por telefone com o presidente desde que o desastre aconteceu. Quanto a Romney, Christie pareceu não querer se pronunciar, em entrevista à emissora Fox News. "Não tenho ideia do que está acontecendo com ele, nem estou preocupado ou interessado. Eu tenho um trabalho para fazer em Nova Jersey que é muito maior que políticas presidenciais, e eu não poderia me importar menos com elas agora."