ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Brunetto cobra telefonia móvel de qualidade para Distrito de Conselvan, em Aripuanã

O deputado também reforça o apoio a comunidade que busca a emancipação político-administrativa do município de Aripuanã.

Data: Segunda-feira, 29/10/2012 00:00
Fonte: Débora Lemos - Assessoria de Gabinete

 

Na semana passada, o vereador eleito por Aripuanã, professor Luciano Demazzi (PT), visitou o gabinete do deputado Ademir Brunetto (PT), para solicitar a intervenção do parlamentar na implantação de uma torre de telefonia móvel para a localidade e a adequação da central de telefônica de fixo, visto que o serviço é precário e não atende as demandas existentes.


Em maio, o professor protocolou um oficio pedindo a intercessão do deputado para solucionar o problema da falta de comunicação do que toda a comunidade local enfrenta entregando inclusive um abaixo assinado com 1500 assinaturas dos moradores da localidade. Após isso, o parlamentar petista solicitou junto ao Ministério das Comunicações a interferência para que o problema fosse resolvido o mais rápido possível, e agora, o deputado recebeu uma resposta acenando positivamente para a solicitação, contudo, na localidade não está prevista no planejamento de ativações de nenhuma das operadoras, existentes no município, a implantação para este ano.


Em todas as empresas, contatadas pela assessoria do parlamentar, Vivo, Claro, Oi e TIM, avisaram que irão realizar um estudo de viabilidade e analisar a possibilidade para a implantação do serviço o quanto antes em um próximo ciclo de expansão da cobertura.


A comunidade, segundo o deputado, tem hoje cinco mil moradores e é desprovida de um serviço de telefonia móvel. “Sua economia que hoje se revela promissora acusa a necessidade da instalação do sinal de telefonia, destacada a importância do serviço”, ressaltou o parlamentar.


Os moradores do município, distante cerca de 883  km de Cuiabá, convivem com a dificuldade de comunicação eficiente, tanto na própria comunidade, quanto na interação com outras regiões e já há algum tempo que a população do município aguarda a instalação da Torre de Telefonia móvel. De acordo com o deputado, “este benefício é indispensável para atender as necessidades básicas da população e seus visitantes e proporcionar uma maior agilidade aos negócios da comunidade”, avaliou.


Segundo o vereador eleito, “em pleno século XXI nós ainda vivemos na pré-história com dificuldades de entrar em contato com outras cidades A telefonia celular nos dias atuais é uma necessidade primordial na qualidade de vida do ser humano, representando a liberdade de comunicação, autonomia e facilidade de localização a qualquer momento”, justificou Luciano que também foi diretor da escola Estadual Dom Franco Dalla Valle localizado no Distrito de Conselvan, e ressaltou principalmente o desamparo da população diante das situações de emergência que, sem a possibilidade de se comunicar através de celulares, não conseguem solucionar seus problemas com a eficácia necessária, assim também com o lazer, saúde e negócios.


Para o deputado “atualmente, celular não é mais luxo, o telefone móvel incrementa os serviços e o comércio, estreita as relações e dá celeridade a trâmites. O celular faz parte do desenvolvimento de cada região”, defendeu Brunetto.


“Vamos continuar buscando junto às operadoras de telefonia a ampliação para garantir que esse serviço que hoje é essencial para a população rural chegue a outros distritos e comunidades que ainda não dispõem de rede de celular, com serviços com a melhoria dos serviços prestados”, completou Brunetto.


O deputado também reforça o apoio a comunidade que busca a emancipação político-administrativa do município de Aripuanã. Para o deputado, a emancipação contribui para o e desenvolvimento das comunidades e oportuniza aos cidadãos à busca por serviços essenciais, crescimento local e a melhoria em potencialidade com a possibilidades de mais investimentos.



Em Mato Grosso, 20 municípios possuem condições favoráveis que permitem a sua emancipação, são eles: Salto da Alegria, de Paranatinga; Capão Verde, de Alto Paraguai; Nova Fronteira, de Tabaporã; Nova Floresta, de Porto Alegre do Norte; Guariba, de Colniza; Nova União, de Cotriguaçu; Santa Clara do Monte Cristo, de Vila Bela; Rio Xingu, de Querência; União do Norte, de Peixoto de Azevedo; Espigão do Leste, São Félix do Araguaia; Novo Paraíso, de Ribeirão Cascalheira; Paranorte, de Juara; Boa Esperança do Norte, de Nova Ubiratã/Sorriso; Cardoso do Oeste, de Porto Esperidião; Santo Antônio da Fontoura, de São José do Xingu; Ouro Branco do Sul, de Itiquira; Conselvan, de Aripuanã; Japuranã, de Nova Bandeirantes; Veranópolis, de Confresa; e Brianorte, de Nova Maringá.


Internet


Brunetto também solicitou informações sobre o Plano Nacional de Banda Larga, que obriga as operadoras a instalar internet em escolas públicas. A seleção dessas escolas é realizada pelo Ministério da Educação e leva em conta os índices de desempenho dos alunos. Temos que expandir e democratizar o acesso à rede mundial de computadores.


Desde o seu primeiro mandato, o deputado Ademir Brunetto  cobra o cumprimento do plano de expansão das empresas telefônicas, que até o momento não foi completamente implantado. O deputado também solicitou aos Ministérios das Comunicações celeridade na instalação das antenas para celulares em diversos distritos do Estado.