ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Aluna aripuanense é premiada na XV Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Data: Sexta-feira, 26/10/2012 00:00
Fonte: Redação e fotos: Top News/ Edson Prates

Alunos de todo Brasil, participaram durante o mês de maio da XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. As provas, elaboradas por uma comissão de astrônomos profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira, que trabalham na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em conjunto com outros profissionais de diversas universidades, foram aplicadas no ambiente escolar e acompanhadas por um professor coordenador, representante da escola inscrita.

 

Os resultados, divulgados recentemente, apontaram o excelente desempenho da aripuanense Laiane Mendonça da Cruz, de apenas 12 anos. A aluna do 6º ano da Escola Municipal Professor Jarí Edgar Zambiasi, foi premiada com a medalha de bronze. A cerimônia de entrega da premiação aconteceu na tarde desta sexta-feira (26) nas dependências da escola e contou com a presença de alunos, professores, coordenadores e do diretor Antônio Laércio Duarte da Silva.

 

Para se ter uma ideia da importância e do sucesso alcançado pela estudante, participaram da olímpiada 785.191 alunos de ensino público e particular de todos os estados brasileiros. O evento ainda contou com a colaboração de 63.925 professores distribuídos por 8.968 escolas participantes da XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A premiação contendo certificados de participação e medalhas foi enviada para cada escola que obteve classificação.

 

De acordo com Antônio Laércio Duarte da Silva, diretor da Escola Municipal Professor Jarí Edgar Zambiasi, 396 alunos que estudam na instituição de ensino nos períodos matutino e vespertino, foram inscritos na olimpíada. “Na primeira etapa houve a prova avaliativa e depois o experimento com os foguetes, que inclusive foi levado até a feira de ciências do município de Aripuanã. Todos os méritos foram da Laiane, pois existem questões que são de conhecimento próprio, assim ela aprendeu e conseguiu se destacar”.

 

 

Única representante do município de Aripuanã a ganhar a medalha honrosa, a estudante Laiane Mendonça da Cruz, não conteve a alegria ao receber a premiação. “Em primeiro lugar agradeço muito a Deus por ter me ajudado nessa prova e em segundo lugar aos meus pais e meus professores por terem me dado uma boa educação. Estou me sentindo muito feliz com essa conquista que com certeza ficará marcada para sempre em minha vida”.