ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Nova fase de “Dentro da Mata” com telas inéditas de Miguel Penha

A exposição será uma verdadeira viagem pela natureza em pleno coração da Capital mato-grossense, ao som de pássaros e cheiro de mato

Data: Sexta-feira, 26/10/2012 00:00
Fonte: Sandra Carvalho

A Casa do Parque estreia na próxima terça (30), em Cuiabá, uma nova fase da exposição “Dentro da Mata”, com Miguel Penha, um cuiabano filho de indígenas, que descobriu na arte o seu dom de criar, por suas próprias mãos, sensibilidade e delicadeza, paisagens da natureza, extraindo-as do mundo real para telas que se assemelham à perfeição.

 

São 13 telas capazes de levar a uma viagem por florestas de uma beleza ímpar, entre cipós, uma diversidade de árvores e folhas, muitas folhas de diferentes matizes, do verde mais gritante ao amarelado das folhas secas caídas por sobre raízes, ou despencando cachoeiras abaixo. Miguel Penha pinta detalhes que talvez passassem despercebidos a olho nu e está ansioso com a nova exposição. “É uma honra expor minhas obras na Casa do Parque, que tem dado muito valor a arte mato-grossense”

 

Miguel, que deixou Cuiabá para morar em Chapada dos Guimarães e lá se embrenhar pela mata em busca de cenários cada vez mais bucólicos, despertou o interesse pela arte ainda criança, aos 10 anos. Dos desenhos com grafite, partiu, aos 18, para um curso de História da Arte em Brasília, na Funarte, com o professor e crítico de arte João Evangelista. Em 2009 teve seu trabalho reconhecido nacionalmente com o Prêmio de Artes Plásticas Marcantônio Villaça, promovido pelo Ministério da Cultura e Fundação Nacional de Arte. Nestes 30 anos de carreira, participou de diversas exposições e salões de artes, tanto no Brasil como no exterior.

 

“Quem for à exposição terá a nítida sensação de estar fazendo um passeio sobrenatural por paisagens ainda inexploradas, ao som do cântico de pássaros e cheiros da natureza”, conta Flávia Salem, idealizadora da Casa do Parque, ainda comemorando o sucesso de público das exposições anteriores, como a coletiva Trilha Essencial, Tempo Dicke, Irigaray e João Sebastião. “Nós temos aqui em Mato Grosso um público sedento de eventos culturais e artistas maravilhosos, cuja arte extrapola os limites do país para ganhar espaço nos salões internacionais”, acrescenta.

 

Para quem ainda não conhece, eis o momento oportuno. E quem já teve contato com a obra do artista, poderá ver telas inéditas nesta fase da exposição “Dentro da Mata”, na Casa do Parque. A entrada é gratuita.

 

O quê: Abertura da exposição “DENTRO DA MATA”, com Miguel Penha

 

Data: 30 de outubro de 2012

 

Horário: 19h

 

Local: A Casa do Parque, Rua Marechal Severiano de Queiroz, 455, Bairro Duque de Caxias, Cuiabá, entrada dos fundos do Parque Mãe Bonifácia

 

Contato: Sandra Carvalho – (65) 8115-9312