ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Petrobras, Caixa e BB investirão 2,8 bi em telecomunicações

Data: Quarta-feira, 24/10/2012 00:00
Fonte: Folha de S. Paulo

A presidente Dilma Rousseff exigiu que o ministro Paulo Bernardo (Comunicações) busque formas de garantir os investimentos no setor tanto na ampliação das redes quanto na qualidade.

 


Para ela, não dá mais para ter serviços "pela metade" ou níveis de qualidade garantidos somente aos clientes que aceitam pagar a mais.


Nos bastidores, integrantes do governo usam os investimentos de outras empresas em telecomunicações como referência.



Neste ano, a Petrobras, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal --três das maiores estatais-- investirão cerca de 2,8 bilhões de Reais, somente na ampliação e na manutenção de suas redes de comunicação (voz e dados).


A cifra equivale a 33% de todo o investimento realizado pelas operadoras (fixas e móveis) no primeiro semestre deste ano.



A Vivo, líder em clientes, investiu 2,3 bilhões de Reais no primeiro semestre, e a TIM,  1,6 bilhão de Reais. A Oi anunciou um plano de 6 bilhões  de Reais até o final do ano.



Esses valores só consideram os recursos destinados às redes e não na compra de licenças para a operação.



A Petrobras é hoje dona de uma rede de quase 7.000 quilômetros de cabos ópticos, comparável à de uma tele, que se estende pela costa.



As fibras ópticas interligam Canoas (RS) a Ipojuca (PE), passando por São Paulo e Rio de Janeiro, com ramificações em Brasília e Belo Horizonte. Existe ainda uma interligação entre Manaus e Urucu (AM).



A Petrobras também usa estações de rádio e satélites, tudo para suportar suas operações. A empresa contrata os serviços das operadoras (fixas e móveis), mas, não abre mão de manter sua própria infraestrutura.



Os dutos de petróleo e gás são monitorados em tempo real (em solo e em alto-mar) e não é possível falhas na conexão.



Essa rede é tão vasta que a estatal costuma alugá-la para as próprias operadoras. Neste ano, os investimentos da Petrobras devem bater em 800 milhões, mais que o dobro dos 330 milhões de Reais, registrados em 2008.



Para a Caixa Econômica Federal, boa parte dos investimentos está destinada à expansão da rede para dar suporte aos novos negócios nos próximos anos.



O governo quer aumentar a bancarização, levando os serviços para cidades menores. Para isso, até o fim deste ano, serão destinados 608 milhões de Reais para o custeio da rede e 1,4 bilhão de Reais em expansão, principalmente em tecnologias de última geração para o programa bancário online.



O Banco do Brasil não fechou os números, mas terá a mesma estratégia.