ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Phídias realiza 1° Campeonato Phídias de Remo Indoor

Data: Terça-feira, 23/10/2012 00:00
Fonte: Da Assessoria

 

A Academia Phídias inova novamente e realiza o 1° Campeonato Phídias de Remo Indoor. O remo indoor é um aparelho que simula exatamente o exercício feito pelo remo, com a vantagem de poder regular a intensidade, a velocidade e o peso das remadas. A fase classificatória acontece nos dias 22 e 23 e a final no dia 25 de outubro, tanto no feminino quanto no masculino.

 

O remo indoor, ou remo ergométrico, surgiu como um complemento para quem já praticava a modalidade. É no simulador que os atletas fazem o aquecimento antes de ir para a água e reforçam o condicionamento físico. Porém, a atividade também conquistou as academias trazendo com ele todos os benefícios que o esporte traz: queima calorias, ganho muscular e trabalho cardiorrespiratório.

 

Segundo um dos organizadores do campeonato o personal trainer, Ismael Ramos a intenção é divulgar, estimular o esporte e envolver a dinâmica entre os alunos. “Um esporte crescente e popular, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, o Remo Indoor está sendo introduzido agora no Brasil. A cada ano, mais academias e clubes se juntam a essa comunidade que reúne milhares de atletas pelo país”.

 

Ismael explica que a competição será dividida em duas fases, na primeira - a classificatória - os alunos poderão fazer duas tentativas para conseguir o menor tempo possível nos 500m a qualquer hora do dia desde que estejam acompanhado de um professor. Os 10 melhores tempos se classificam para a final. Não haverá divisão por faixa etária, só por gênero.

 

Já a segunda fase – final – ocorre no dia 25 de outubro, às 19h. Os classificados terão uma única tentativa para conseguir o seu melhor tempo. Haverá premiação para os três primeiros lugares, que variam entre troféus, medalhas, vale-óculos Bamboo Brasil e suplementos. “O regulamento está na recepção da academia, o aluno interessado pode retirar após deixar nome e seus dados para a participação”, explicou..

 

Quatro grupos musculares em exercício

 

Os principais músculos trabalhados durante o remo ergométrico são as pernas, os glúteos, a lombar e os braços. “Não gosto de estimar o gasto por aula, porque cada aluno tem seu ritmo, mas em média uma aula feita com afinco pode queimar até 800 calorias”, afirmou Ismael.

 

No caso dos membros inferiores – preocupação recorrente da ala feminina – os glúteos e as coxas (parte anterior) são duas das regiões mais beneficiadas. Além do ganho de massa, a atividade ainda proporciona um gasto energético significativo – pode-se chegar a 400 calorias por aula. Em comparação a bicicleta, por exemplo, há mais queima de calorias e mais consumo de oxigênio. Combinado com a musculação ou mesmo conjugado com outra modalidade aeróbica, o remo indoor apresenta excelentes resultados.

 

Assim como no remo original, o simulador não possui contra-indicação. Qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, pode começar a remar, pois a modalidade tem baixo impacto.

 

Os equipamentos não possuem peso extra nem são ligados à eletricidade. É o próprio praticante que move e dita o ritmo do aparelho. No alongamento, feito sempre ao fim do treinamento, os professores focam a região abdominal, área não trabalhada durante a aula de remo indoor.