ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Campanha obtém resultado significativo

Data: Quinta-feira, 26/08/2010 00:00
Fonte:

Fonte:TJ/MT

A campanha desencadeada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por intermédio do juiz Anderson Candiotto, responsável pela Comarca de Marcelândia (710km a norte de Cuiabá), obteve resultados significativos. O município, recentemente atingido por um incêndio de grandes proporções, já recebeu donativos das comarcas de Sinop, Sorriso, Alta Floresta, Cláudia, Vera, Feliz Natal, Rosário Oeste, Colíder, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá, Itaúba, Aripuanã e Paranaíta.

“É muito difícil mensurar a quantidade, mas até agora temos um barracão de cerca de 100 metros de cumprimento por 60 de largura, além de 10 salas de cinco por cinco metros, repleto de donativos. Ainda sim precisamos de mais doações. As famílias precisarão de ajuda pelo menos até o fim do ano”, assinalou o magistrado, responsável por dar início à campanha de solidariedade em prol dos munícipes de Marcelândia.

O incêndio, que destruiu mais de 100 casas e 13 indústrias madeireiras, teve início em 11 de agosto. Cerca de 120 famílias perderam todos os seus pertences. Logo no início da campanha, cinco toneladas de mantimentos já haviam sido arrecadadas, entre móveis, eletrodomésticos, madeira e fogões. A última doação recebida na comarca chegou da Comarca de Sinop. Um caminhão levou uma cama, seis fogões, aparelho de TV, além de roupas, leite e cestas básicas. Segundo o magistrado, a Comarca de Sorriso também enviará mais um caminhão com donativos.

Já a Comarca de Aripuanã doou 1.7 mil metros cúbicos de madeira apreendida. O juiz José Zuquim Nogueira, da Vara Especializada do Meio Ambiente da Comarca de Cuiabá, também se dispôs a doar madeira apreendida pelo Juvam. Esse material deverá ser utilizado na reconstrução de parte da estrutura queimada. Além disso, o Grupo de Ação Social do Poder Judiciário (Gasjud), em Cuiabá, continua angariando mantimentos, assim como as comarcas de Guiratinga e Lucas do Rio Verde, que também fizeram campanha de arrecadação.

O juiz Anderson Candiotto agradeceu a todos os magistrados e servidores envolvidos nessa mobilização. “Estamos tendo uma grande demonstração de humanismo e solidariedade. Essa contribuição é fundamental na vida das pessoas que foram atingidas pela catástrofe e demonstra, com veemência, que o Poder Judiciário de Mato Grosso nunca esteve alheio às mazelas de nosso povo”, destacou, ao lembrar que a campanha continua, pois as empresas atingidas pelo fogo não estão em atividade, o que dificulta a manutenção dos trabalhadores e de suas famílias. Ainda conforme o magistrado, a previsão é que as casas em construção para as famílias atingidas sejam entregues até dezembro.