ARIPUANÃ, Quinta-feira, 25/04/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã: Energética Águas da Pedra realizou reunião com etnias Cinta Larga e Arara

Data: Quarta-feira, 25/08/2010 00:00
Fonte:

Redação e fotos: topnews

A Energética Águas da Pedra realizou reunião com etnias indígenas Cinta Larga e Arara

A empresa Energética Águas da Pedra, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Dardanelos, em parceria com a Casa Civil do Estado de Mato Grosso e a Superintendência Estadual de Assuntos Indígenas,  promoveu uma reunião com as lideranças das etnias Cinta Larga e Arara e representantes de secretarias do Estado, nos dias 23 e 24 de agosto, para firmar os termos de compromisso específicos do Termo de Compromisso assinado no último dia 27 de julho para desocupação do canteiro de obras da usina pelos inígenas.

Participaram da reunião lideranças das etnias Cinta Larga e Arara; o Assessor Especial da Secretaria Estadual de Saúde, Coronel Luiz André de Lacerda; o Superintendente de Assuntos Indígenas da Casa Civil do Estado, Coronel Alessandro Mariano Rodrigues; o Secretário Estadual de Esporte e Lazer, Laércio Arruda; a Diretora do Escritório Regional de Saúde de Juína. Priscila Pedrotti; o engenheiro civil e fiscal de obras da Secretaria de Infra-Estrutura do Estado José Bendito Souza; a Gerente de Intercâmbio da Secretaria de Estado de Cultura, Cinthia de Miranda Mattos; e Coordenadora da Cadeia Produtiva da Sócio-Biodiversidade Sanny Costa Saggin; o Coordenador da Cadeia Produtiva da Fruticultura Rodrigo Furquin, o Coordenador da Cadeia Produtiva da Pscicultura Ciro Siqueira Gonçalves Sobrinho, ambos do MT Regional; e a Bióloga Especializada em Análise de Impacto Ambiental no Setor Elétrico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Prefeitura Municipal de Aripuanã, Daphne Adriane Silva.

Durante a reunião, foram assinados diversos termos de compromissos entre as etnias e o órgão responsável em colocar em prática as devidas ações, sendo elas nas áreas de saúde, cultura, esporte e desenvolvimento sustentável. As reuniões foram divididas por etnias, no dia 23 com a etnia Cinta Larga e no dia 24 com a etnia Arara. Todos os termos assinados foram baseados nas solicitações feitas no Termo de Compromisso assinado para a desocupação da usina em julho.