ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Palmeiras vence Bahia e mantém luta para fugir do rebaixamento

Data: Quinta-feira, 18/10/2012 00:00
Fonte: Gazeta Esportiva

 

Em 11 de julho, Betinho marcou seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras, que valeu o título da Copa do Brasil. O segundo ratifica sua fama de herói: surpresa na escalação desta quarta-feira, o atacante foi o único a balançar as redes na vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, em Salvador, que renova as esperanças do clube de evitar o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

 

O gol de Betinho, aos 19 minutos do primeiro tempo, justificou todo o esforço da diretoria e de Barcos para o argentino estar no Nordeste menos de 24 horas após defender a seleção argentina diante do Chile. O argentino fez toda a jogada até cruzar para o colega aproveitar saída errada de Marcelo Lomba e testar na meta.

 

O resto da partida foi de intensa disposição e marcação dos palmeirenses, aproveitando-se da má atuação do setor ofensivo do time de Jorginho. Assim, o Verdão alcançou 29 pontos, subindo para a 17ª posição e reduzindo para seis pontos a distância do primeiro clube fora da zona de rebaixamento, justamente o Bahia.

 

Agora, o Palmeiras, nas contas de sua comissão técnica, precisa de cinco vitórias nos sete jogos que faltam para não disputar a Série B em 2013. E o próximo compromisso será às 18h30 (de Brasília) de sábado, diante do Cruzeiro, em Araraquara. Já o Bahia visita o Corinthians no Pacaembu, no mesmo dia e horário.

 

O jogo - Como Barcos chegou do Chile a tempo de atuar na Bahia - desembarcou em Salvador pouco mais de uma hora antes da partida -, Gilson Kleina pode colocar em campo o esquema ofensivo que desejava. O técnico recuou Henrique para a zaga e optou só por João Denoni e Marcos Assunção como marcadores no meio-campo, com Patrick Vieira armando para o ataque formado por Luan, Barcos e Betinho.

 

Mas a teoria de que a escalação pressionaria a saída de bola adversária, como o treinador gosta, não virou realidade na prática. Ciente da estratégia do Verdão, o Bahia se espalhou no campo e logo passou a apostar no setor do lateral esquerdo Leandro, forçando Luan a voltar e distanciando Barcos e Betinho do resto do time, já que Patrick Vieira também recuava.

 

A maior posse de bola e a ocupação do campo adversário, porém, não significaram finalizações para o time nordestino. Mesmo forçada a povoar sua intermediária, a equipe paulista marcava bem e deixava como opções aos anfitriões apenas cruzamentos, todos bem cortados pelos defensores de Kleina.

 

E o Palmeiras, que já tinha levado perigo em cobrança de falta de Assunção aos cinco minutos, aproveitou a segunda chance que teve. Aos 19, Barcos usou sua qualidade para proteger a bola na grande área e levar até a linha de fundo pela esquerda, de onde cruzou para Betinho, aproveitando-se de saída errada do goleiro Marcelo Lomba, cabecear nas redes.

 

Com o gol, o time de São Paulo pôde se espalhar voluntariamente na defesa e tranquilo o suficiente para se posicionar para o contra-ataque. Patrick Vieira começou a mostrar mais sua dinâmica e velocidade carregando a bola e tentando mantê-la no ataque principalmente tabelando com Barcos. Leandro fazia o mesmo.

 

Com Zé Roberto e Gabriel anulados pela marcação adversária e Kléberson em péssima atuação, o Bahia insistia em cruzamentos, mesmo quando tinha a bola no meio-campo, e facilitava o trabalha da defesa palmeirense. O Tricolor só assustou até o intervalo em cobrança de falta de Neto que Bruno escorregou, mas conseguiu espalmar para fora.

 

Na volta do intervalo, para dar movimentação ao seu ataque, Jorginho trocou o imperceptível Zé Roberto por Lulinha. Mas só voltou a levar perigo em nova bola parada, desta vez em escanteio cobrado por Lulinha, aos quatro minutos, no qual Bruno saiu mal e Fahel, sozinho na pequena área, cabecear para fora. De resto, a sequência de cruzamentos do primeiro tempo se repetia.

 

Satisfeito com o resultado, o Palmeiras seguiu baseando seu jogo na marcação e disposição atrás do meio-campo e Barcos, Patrick Vieira e Betinho posicionados para o contra-ataque. Para mudar o panorama do jogo, Jorginho sacou Kléberson, vaiado após perder até chance clara de gol, para colocar o time à frente com Cláudio Pitbull.

 

O time nordestino, porém, quase levou gol em chute perigoso de Barcos, aos dez minutos, e voltou a gerar perigo somente em cobrança de falta de Cláudio Pitbull, aos 29 minutos. Insuficiente para evitar a conquista de três pontos esperançosos para o Verdão.