ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Mendes associa o seu perfil ao de Maggi

Data: Terça-feira, 24/08/2010 00:00
Fonte:

Fonte:diario de cuiaba

Adversário de Blairo Maggi, o candidato do PSB, Mauro Mendes, aponta que tem mais afinidade com o ex-governador do que Silval Barbosa 

Candidato ao governo de Mato Grosso, Mauro Mendes (PSB) tenta associar seu perfil ao nome do ex-governador Blairo Maggi (PR), que deixou o governo em março deste ano com alto índice de aprovação. O candidato de Maggi, no entanto, é o governador Silva Barbosa (PMDB). “Blairo e Silval não têm nada a ver. O perfil político deles é diferente”, afirmou o candidato.

Assim como Blairo, que surgiu em 2002 como candidato ao governo trazendo como bagagem um histórico de empresário bem-sucedido e prometendo mudanças, Mendes também tem perfil parecido. A diferença é que Maggi é do ramo do agronegócio, enquanto Mendes é da indústria. “Blairo, assim como eu, era um empresário que entrou na política. Já Silval pertence a grupo político que está aí há mais de 20 anos. O Wilson Santos também”, disse Mendes.

Hoje Mauro está no PSB, mas há pouco mais de um ano ele era do PR, mesmo partido de Maggi. Ele migrou de sigla em setembro do ano passado e no começo deste ano confirmou sua candidatura. Foi o ex-governador, inclusive, que o iniciou na vida política, sendo o principal cabo eleitoral dele quando foi candidato à prefeitura de Cuiabá em 2008.

Para Mauro o partido político é uma “opção momentânea”. “Amor eterno eu só juro para minha mulher. Eu não estava mais contente com os direcionamentos do partido e por isso resolvi sair. Mas deixei muitos amigos lá, inclusive Blairo Maggi. Amigos, amigos, política à parte”, afirmou o Mendes.

Mesmo assim o novo socialista aponta diversas falhas no governo, mas também reconhece que Maggi foi um bom governante para Mato Grosso. “Ele construiu muitas estradas, casas populares, mas em compensação a saúde pública e a educação estão muito ruins”, sustentou Mauro anteontem em entrevista à rádio Band FM.

Ele também não menospreza o governo anterior, de Dante de Oliveira (PSDB). “Mato Grosso é o que é hoje por causa de todos que passaram por aqui. Todo mundo fez alguma coisa para o progresso do Estado”, opina Mendes.

Outro argumento que o candidato usa para conquistar votos é de que conseguirá ter uma boa governabilidade porque seu arco de aliança é enxuto, conta apenas com quatro partidos, incluindo o próprio: PSB, PDT, PPS e PV. Os outros dois candidatos têm alianças com muitos partidos, o que para Mauro vai prejudicar a administração por conflito de interesses.

Outro fator negativo apontado por Mauro no fato dos grandes arcos de aliança é o loteamento do governo por cargos comissionados indicados por políticos. Mendes promete reduzir em 30% o número de cargos comissionados. “São mais de sete mil cargos comissionados, enquanto policiais militares são pouco mais de seis mil, isso é um absurdo”.

Ele critica os políticos que depois da eleição contratam cabos eleitorais que não tem competência para assumir determinados cargos. “Deixam de lado os servidores e colocam na chefia alguém que não tem competência só porque é amigo do político. Isso é humilhante para o servidor público”, completou Mauro.