ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Sindicato mato-grossense participa de reunião de entidades no Uruguai

Data: Segunda-feira, 08/10/2012 00:00
Fonte: Odocumento

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM), Joaquim Santana, segue nesta segunda (8) para o Uruguai, onde participa, até o dia 10, de reunião com sindicatos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e demais entidades trabalhistas do setor da construção e da madeira filiadas à Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM), federação internacional que tem entre as suas ações uma campanha mundial pela melhoria das condições de trabalho dos operários que trabalham nas obras dos megaeventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

 

Entre outras pautas, será avaliada a Campanha pelo Trabalho Decente na Copa do Mundo de 2014 e além, que está sendo realizada pelos sindicatos sob a coordenação da ICM em todas as cidades-sede. De acordo com Santana, as atividades já realizadas em Cuiabá, onde a campanha foi lançada no ano passado, estão servindo de referência para outras ações pelo país. “Isso nos deixa muito satisfeitos e com a certeza de que estamos no caminho certo”.

 

O movimento pede igualdade de piso salarial e benefícios idênticos para todos os operários envolvidos nas obras e que sejam estendidos aos demais trabalhadores.

 

A principal pauta é a criação de um piso salarial unificado. Também são reivindicações: cesta básica de R$ 300; Plano de Lucros e Resultados de dois salários base, plano de saúde, hora extra de 80% sobre o salário de segunda a sexta, de 100% aos sábados e de 150% aos domingos; garantia de organização por local de trabalho; adicional noturno de 50%, folga familiar de cinco dias úteis a cada 60 dias trabalhados; melhores condições de trabalho e saúde e contrato de experiência de 30 dias.

 

A pauta unificada foi construída pelos sindicatos de trabalhadores das 12 cidades-sede e pela ICM, com a qual as entidades têm se reunido periodicamente. No mês passado, o SINTRAICCCM esteve em Curitiba (PR), onde os sindicatos das 12 cidades-sede se avaliaram a mobilização em prol da campanha em todo o país. De acordo com Santana, a pauta nacional unificada já foi inclusa na agenda de prioridades da Organização Internacional do Trabalho (OIT).