ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Na despedida do Olímpico, Grêmio sofre, mas vira para cima do Cruzeiro

Data: Domingo, 07/10/2012 00:00
Fonte: DA LANCEPRESS

Na última partida antes da reforma do Estádio Olímpico, o Grêmio sofreu, saiu atrás, mas lutou até o fim e conseguiu a virada para cima do Cruzeiro. Desta forma, o time gaúcho não deixa que aumente a diferença de pontos para o Fluminense e o Atlético-MG, que também venceram na rodada.

 

O Cruzeiro completa sete jogos sem vitória e cai para a décima colocação. Na próxima rodada, o Grêmio vai até Recife, na quinta-feira, onde visita o Sport. O Cruzeiro, por sua vez, recebe a Portuguesa, em Varginha, no sul de Minas, buscando sair de seu pior jejum de vitórias neste Brasileirão.

 

O JOGO

O Grêmio começou melhor e pressionando nos primeiros cinco minutos. Já aos 50 segundos, o time da casa por pouco não abriu o placar, após cobrança de falta de Elano no ângulo direito de Fábio, obrigando o goleiro a mandar para escanteio.

 

Mas o tricolor gaúcho perdeu força aos 8 minutos, quando Elano se contundiu sozinho e deixou o campo para a entrada de Marquinhos. A partir de então, o Cruzeiro, mais organizado, conseguiu ficar mais com a bola e a criar mais chances de gol.

 

Até os 15 minutos, o time mineiro pressionou, rondando a área e cruzando muitas bolas na área, mas a defesa se segurou. Não demorou muito e o Grêmio voltou a se fazer presente no ataque, mas a defesa da Raposa se fechou muito bem. Uma das melhores chances gremistas foi aos 24, quando André Lima tentou um chute rasteiro de fora da área, mas Fábio segurou. Três minutos depois, o Cruzeiro foi recompensado por sua disciplina tática.

 

Anselmo Ramon recebeu a bola na ponta esquerda, de costas para a defesa. O centroavante dominou, girou em cima de seu defensor e, da quina área, bateu forte e rasteiro no canto esquerdo baixo. Marcelo Grohe não conseguiu segurar e a bola foi morrer no fundo do gol, abrindo o placar. Depois disso, o Grêmio se fez mais agudo em seus ataques.

 

Aos 37 minutos, o time tricolor teve três chances em sequência. Anderson Pico cruzou da esquerda e André Lima e Kléber saíram livres, em uma tentativa de linha de impedimento da defesa estrelada. Mas nenhum dos dois alcançou a bola e Fábio ficou com ela. Segundos depois, Pará penetrou na área pela ponta direita e cruzou, mas ninguém apareceu e Ceará mandou para escanteio. Na cobrança, Souza apareceu no meio da pequena área e cabeceou a queima-roupa, mas Fábio fez um milagre.

 

Nos minutos finais da primeira etapa, o jogo teve vários lances ríspidos e entradas duras, mas o árbitro adotou a política de deixar o jogo correr. Apenas um cartão amarelo foi dado no primeiro tempo.

 

Mesmo perdendo Zé Roberto nos vestiários por uma contusão, o Grêmio voltou disposto a recuperar-se no jogo. Na primeira metade do segundo tempo, o time da casa exerceu uma pressão intensa, não deixando o Cruzeiro atacar praticamente nenhuma vez.

 

Aos 7 minutos, Marco Antônio cobrou falta da entrada da área e acertou a trave esquerda do gol estrelado. Os dois times lutavam intensamente, até que aos 12 minutos o clima esquentou. Após um lance em que os cruzeirenses reclamara da falta do fair-play por parte dos adversários, os jogadores começaram a trocar empurrões e a discutir. Vanderlei Luxemburgo chamou Marcelo Moreno aos 15 minutos e o colocou no lugar de André Lima. Não demorou muito e o boliviano fez a diferença.

 

A pressão gremista seguiu sufocando o Cruzeiro, até que, aos 21 minutos, Leandro lançou Moreno na ponta direita, que recebeu completamente livre de marcação. O artilheiro penetrou na área e, com muita tranquilidade, bateu de cavadinha, encobriu Fábio e marcou um golaço. Ele não comemorou, assim como no primeiro turno. Ainda dominando a partida, o Grêmio diminuiu o ritmo, mas ainda manteve maior posse de bola.

 

O número de finalizações do time tricolor já passava do quíntuplo do time mineiro. A virada era questão de tempo. Aos 32, Marcelo Moreno ganhou dividida no meio e lançou para Leandro na ponta direita. O meia invadiu a área e bateu cruzado, obrigando Fábio a intervir, mas o goleiro espalmou para o meio da área, onde estava Marquinhos, que mandou para o fundo do gol, virando o jogo.

 

A partir de então, o Grêmio pôde se tranquilizar e segurar mais a bola, gastando o tempo. A torcida local fazia a festa e o Cruzeiro, sem se encontrar após as alterações feitas por Roth, não conseguia atacar com efetividade.

 

Apenas aos 42, quando Marcelo Oliveira fez boa jogada individual pela esquerda, a Raposa levou perigo. O volante driblou dois adversários e invadiu a área, batendo rasteira, mas a bola foi para fora, raspando na trave esquerda. Nos minutos finais, o Cruzeiro seguiu chegando com mais frequência, mas o time mineiro pecou no último toque e a defesa Tricolor levou a melhor.

 

Aos 49, o árbitro apitou o fim de jogo, para a festa na última partida do velho Estádio Olímpico.