ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Oito cidades mato-grossenses terão voto biométrico hoje

Data: Domingo, 07/10/2012 00:00
Fonte: A Gazeta

Eleitores de 8 municípios de Mato Grosso vão às urnas hoje para eleger seus representantes através da biometria. O sistema, via impressão da digital do votante junto ao equipamento eletrônico, alcança nesse pleito mais de 7,7 milhões de pessoas em 299 municípios do país. Em Mato Grosso, são 73.261 eleitores em 2012. A biometria começou a ser implantada no Estado em 2010, no município de Campo Verde. Tribunal Regional Eleitoral (TRE), responsável pelo sistema, analisa instalação do processo em Cuiabá, mas ainda não há previsão em relação a prazo.

 

Secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Ailton Lopes, destaca estudos para implementação da biometria em todo o Estado e na Capital. Em Cuiabá, são analisados vários fatores para inserção das mudanças, como infraestrutura, locais adequados para serem efetuados os trabalhos, equipamentos, pessoal e orçamento.

 

A nova técnica é utilizada pela Justiça Eleitoral para assegurar a transparência dos procedimentos. Reduz assim o campo de possibilidade de fraude durante as eleições. A instalação do sistema de biometria prevê o recadastramento dos eleitores. De quebra, permite a revisão sobre o eleitorado e detecção de informações que poderão ser questionadas pelo TRE. Eleitor que não comparece às revisões tem o título cancelado, avisa Ailton Lopes.

 

No Estado fazem parte do novo sistema os municípios de Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Acorizal, Jangada, Livramento, Ponte Branca e Vale de São Domingos, além de Campo Verde.

 

TRE levou em consideração, para escolha dos municípios, itens como número de eleitores em relação à quantidade de habitantes. Ailton ressalta que a maioria das cidades listadas possuía "mais de 75% de eleitores em relação ao número de habitantes". O número aceitável para a Justiça Eleitoral é em torno de 65% a 70%, portanto, o percentual verificado nos municípios cadastrados chamou a atenção da Justiça Eleitoral.

 

A Justiça Eleitoral tem com a biometria mais um elemento para assegurar a lisura do processo eleitoral. O secretário frisou que em alguns municípios, percentual de 91% de eleitores em relação aos habitantes caiu para 70%, ou seja, aceitável aos olhos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Já estamos em estudos para continuar a biometria em Mato Grosso no ano que vem. Verificando viabilidade técnica bem como os municípios a serem realizados os procedimentos".

 

TSE estima que até 2018 todos os eleitores brasileiros possam votar após identificação pelas digitais. O sistema foi implementado de forma pioneira nas eleições municipais de 2008 no Brasil, nas cidades de Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC). A biometria foi utilizada por mais de 1,1 milhão de eleitores de 60 municípios em 23 estados.