ARIPUANÃ, Quarta-feira, 17/04/2024 -

NOTÍCIA

Alunos estudam em barracos de palha há 5 anos em comunidade de MT

A previsão era que nova escola fosse entregue no ano passado.

Data: Sexta-feira, 05/10/2012 00:00
Fonte: Do G1 MT

Há cinco anos, cerca de 200 crianças e adolescentes estudam em barracos cobertos de palha na Escola Estadual José Mariano Bento, na comunidade Quilombo, em Barra do Bugres, a 169 quilômetros de Cuiabá. A unidade não possui banheiro e nem bebedouro próprio. A nova escola estava prevista para ser entregue em setembro do ano passado. No entanto, as obras estão paradas há 60 dias.

 

Por meio de nota, a assessoria da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que a obra foi retomada e que deve ser concluída em um prazo 'improrrogável' de 150 dias.

 

No começo do ano, professores e funcionários da escola denunciaram a demora na conclusão da obra e, meses depois, relatam que a situação continua a mesma. Na época, a assessoria da Seduc tinha informado que o novo prazo de entrega seria em agosto deste ano.

 

Enquanto isso, os estudantes da escola enfrentam sol, chuva e vento, sem nenhuma proteção, em barracos construídos com folhas de coqueiro, além de não existir divisórias entre as turmas. Os professores explicam que, por causa da atual estrutura, é difícil manter a atenção dos alunos. “Quando o outro professor está com uma aula dinâmica do outro lado e você está com uma aula mais complexa fica mais difícil [os alunos] prestar atenção na aula”, declarou a professora Márcia Rezende de Souza.

 

Para ir ao banheiro ou beber água, os estudantes precisam caminhar mais de 150 metros até uma casa onde estão instalados, de forma improvisada, apenas dois banheiros, um feminino e um masculino, e bebedouros. “Quando chove, fica ventando, daí molha os cadernos e a sala fica alagada”, disse a aluna Biana Marina Bento, de 15 anos.

 

Na hora das refeições, os estudantes comem no pátio, já que também não existe nenhum refeitório no local. Os professores se espremem em um cômodo que funciona como sala de reunião. “Aqui é um local comum. Chegamos, tomamos café, fazemos reunião, planejamento e, uma vez por semana, um professor tem que ficar pra dar aula no EJA (Educação de Jovens e Adultos) e dormimos aqui”, declarou a professora Selma Lima de Jesus.

 

Alunos estudam em barracos de palha há cinco anos em MT (Foto: Reprodução/ TVCA)
Obra de construção estava prevista para ser
entregue em 2011. (Foto: Reprodução/ TVCA)
 

Os docentes também reclamam que a paralisação da obra da escola chega a 60 dias. “Os alunos e pais cobram pela nova escola e aí nós respondemos aquilo que a secretaria disse, que está mudando de firma e que outra vai continuar [a obra]”, disse Dinalva Araújo de Campos, diretora da instituição.

 

A obra começou no dia 10 de setembro de 2010 e deveria ter sido concluída em 10 de setembro de 2011. O gasto do projeto é de R$ 1.115.259, 22. A preocupação da Promotoria Pública de Justiça de Barra do Bugres é que os materiais instalados já estão comprometidos. As janelas e portas, por exemplo, já estão enferrujadas.

 

“Temos vários exemplos no estado de recursos investidos e obras não concluídas. Daí, para concluir essas obras paradas se gasta muito mais recurso do que estava previsto originalmente, de novas estruturas que devem ser feitas”, explicou o promotor de Justiça, Rinaldo Segundo.