ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

SUCESSÃO FAMILIAR: Senar realiza os dois últimos módulos do programa

Data: Sexta-feira, 05/10/2012 00:00
Fonte: Da Assessoria

  

 

Os 34 participantes do Programa Sucessão Familiar estarão em Cuiabá nessa quinta e sexta-feira (04 e 05.010) para o 5º e 6º módulos do treinamento. O programa foi idealizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato) e realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar) com apoio da Universidade de São Paulo, por meio da Fundação Instituto Administração (USP/FIA), com objetivo de planejar o desenvolvimento de herdeiros, sócios e gestores para lidar com os desafios da longevidade das empresas rurais familiar.

 

O 5º módulo trata do Planejamento Tributário Contábil, com Ricardo Velloso. Amanhã e sábado o professor Uriel Rotta aborda o tema Finanças. Nesses módulos serão discutidos assuntos como Planejamento tributário, Regimes contábeis, Gestão contábil da atividade agrícola e “Pejotação” da atividade rural.

 

Com estes encontros o programa chega a carga horária de 64 horas. As aulas começaram dia 24 de agosto. Segundo a responsável pelo programa, a supervisora do Senar, Juliana Mardegan, o programa não teve evasão e a participação dos produtores superou as expectativas dos organizadores. "No início planejamos atender 30 pessoas, mas devido a procura precisamos ampliar o número de vagas para 34 e todos os participantes conseguiram concluir a capacitação", revela.

 

Para a responsável pelo programa a parceria com a USP/FIA é um dos motivos de 100% de participação dos proprietários rurais. "São mais do que palestrantes, são consultores experientes que pensam na propriedade como empresa rural e que atendem de fato a necessidade dos produtores", avalia.

 

Os participantes não tiveram custo com o Sucessão Familiar e vieram de várias regiões do estado para ver o conteúdo que foi dividido em seis módulos: A Família Empresária e os Desafios da Sucessão; Governança da Empresa Familiar: Desafios da Estrutura Societária e Gestão do Negócio; Desafio da Gestão Financeira em Empresas Familiares; Estratégia em Empresas Familiares; Direito Societário na Empresa Familiar Rural; Planejamento Tributário Contábil e Finanças.

 

O sucesso do programa garante a realização de novas edições em 2013. "Uma nova turma deve ocorrer no mês de abril e temos certeza que o sucesso será repetido, já que muitos dos participantes afirmam que tem interesse de que outros familiares participem do programa", explica Juliana.