ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Trabalhadores dos Correios acatam decisão e encerram greve em MT

Categoria ficou em greve por duas semanas e retomou trabalho nesta sexta. Sindicato dos funcionários diz que reajuste foi aquém do esperado.

Data: Sexta-feira, 28/09/2012 00:00
Fonte: Pollyana Araújo Do G1 MT

Após duas semanas de paralisação, funcionários dos Correios de Mato Grosso decidiram durante assembleia realizada nesta sexta-feira (28) retomar as atividades e cumprir a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que determinou o fim da greve. No estado, a empresa conta com 1.479 profissionais.

 

O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas dos Correios, Telégrafos e Serviços Postais de Mato Grosso, Samuel Carvalho, informou que, apesar do reajuste salarial de 6,5% ter sido aquém do reivindicado pela categoria, que era de 10%, outras reivindicações foram atendidas. "Ficou definida a implantação de um projeto piloto para que a entrega de correspondência seja feita de manhã e não à tarde, como acontece hoje", disse ele.

 

Além disso, segundo o secretário-geral do Sindicato, será mantido o plano de saúde dos servidores, um dos itens da pauta de reivindicação. No entanto, os serviços devem ser normalizados integralmente na segunda-feira (1º), quando 40 representantes da categoria terão retornado de Brasília após negociações acerca das exigências dos grevistas.

 

Segundo o Sindicato, no estado, não houve atraso nas entregas, já que a direção regional dos Correios contratou empresas terceirizadas para fazer os serviços. Na semana passada também foi feito um mutirão para colocar em dia as entregas.

 

Ao aprovar reajuste de 6,5% para salários e benefícios retroativos a agosto, o TST determinou que os dias parados sejam compensados e, caso haja recusa, o valor será descontado.