ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã: Operação prende 10 caminhões e 12 pessoas com madeira de reserva indigena

Data: Sexta-feira, 20/08/2010 00:00
Fonte:

Fonte e fotos:topnews/Redação: Cleomar Diesel

Na madrugada desta sexta, 20, a Polícia Federal ,Força nacional e Ibama deflagrou Operação de combate à extração ilegal de madeiras em terras indígenas próximas ao município de Aripuanã.

 

De acordo com Dr. Mario Delegado chefe da Operação , que concedeu entrevista coletiva hoje pela manha, esta Operação faz parte da Operação Arco de fogo que a dois anos vem sendo executada pela força nacional juntamente com o Ibama e outros órgãos na região da amazõnia legal.



Em Aripuanã só ontem a noite foram apreendidos 10 caminhões e doze pessoas estão sendo indiciadas.

Contra os madeireiros receptadores estão sendo pedidos prisão preventiva e as prisões estarão sendo efetuados nas próximas horas. Todos serão autuados por formação de quadrilha e encaminhados ao presídio.

Perguntado sobre qual seria a participação dos Indios o Dr. Mario disse que em caso de Índios “ INTEGRADOS” tambem serão presos e responderão da mesma forma.

A madeira apreendida de várias espécies nativas de elevado valor comercial, estará sendo depositada em local ainda não especificado, onde ficara a disposição da justiça que dará a destinação da mesma para projetos sociais.

A operação não tem prazo para terminar, nas próximas horas os policiais estarão fazendo incursões nas reservas indígenas com objetivo de destruir maquinários de extratores , prisões de pessoas que ainda estiverem na reserva e fazer um levantamento real da situação das matas nas reservas, que de acordo com o Delegado já sofrem a retirada ilegal de madeira a muito tempo.