ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Agentes Penitenciários de Juína e Campo Novo participam de treinamento da SWAT

Data: Sexta-feira, 28/09/2012 00:00
Fonte: Da Assessoria

Quatro agentes penitenciários de Juína e Campo Novo do Parecis, sendo Rafael Cintras Costa, Pedro Marques, Elias Francisco Balbino e Roberval Ferreira Barros participaram do 1º Curso Prison SWAT INTERNACIONAL, inédito no Brasil e sendo o maior da America Latina.

 

O curso foi ministrado por integrantes da SWAT de Dallas, San Marcos, Austin, Ei Paso, Texas, Estados Unidos, entre outros e aconteceu no período de 13 a 22 de setembro no município de Lages em Santa Catarina. No total, participaram mais de 100 agentes de todas as instituições de Segurança Pública do Brasil.

 

Durante os 10 dias de curso no estado catarinense, os agentes Penitenciários foram capacitados e aprovados nas técnicas de Imobilizações Táticas, algemamento, condução, abordagem, intervenção tática prisional, APH tático (primeiros socorros de alto risco com agente ferido) USA, Gerenciamento de crises e negociação com reféns localizados,Intervenção e resgate com reféns em baixa luminosidade (low light) USA, Escolta de Alto Risco (high Risk Prisioner Escort (USA), Combate com facas.

 

Quatro instrutores Americanos, policial do FBI (Policia Federal dos Estados Unidos) e ex-Chefe Segurança Interna da Nasa, integrante da Swat (policia elite), ex-paraquedista do exercito Americano e integrante da SWAT, ex- integrante do GATE/SP, ex- chefe do GIT e integrante (Grupo de Intervenção Tática do RJ), integrante do Grupo de intervenção dos Presídios dos Estados Unidos, fronteira com o México e instrutores da CATI SWAT no Brasil.

 

A diretoria do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (SINDSPEN) parabeniza os 4 agentes por terem participado deste curso. “É um curso bem completo, e tenho certeza que esses agentes agora estão preparados para enfrentar qualquer situação adversa dentro das unidades. Parabéns aos 4 pela iniciativa e pela força de vontade de buscarem conhecimento e qualificação, que com certeza trarão muitos benefícios para o sistema penitenciário”, elogiou Jacira Maria, secretária geral do SINDSPEN.