ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Índio de MT que encantou o País no The Voice é convidado de Ana Maria

Data: Sexta-feira, 28/09/2012 00:00
Fonte: OLHAR DIRETO

O índio Pareci Yuri, morador da Aldeia Jatobá, em Tangará da Serra, foi o entrevistado desta manhã (27) do programa Mais Você da Rede Globo, por Ana Maria Braga. Yuri encantou o Brasil com a interpretação dele durante o The Voice Brasil da canção “Sinônimos”, música originalmente interpretada por Zé Ramalho e Chitãozinho & Xororó, mas foi eliminado pelo jurado.

 
 
 
Foi só The Voice terminar e começou uma campanha nacional nas redes sociais para que o programa dê ao índio uma segunda chance. Os jurados chegaram a declarar que se arrependeram de não tê-lo classificado.
 
 
Na conversa com Ana Maria Braga, ele relembrou como começou a sua paixão pela música. “O coração sempre acelerava, mas as pessoas não davam oportunidade para mim, porque eu sou índio. Eu tinha que vencer o preconceito e, de brincadeira, eles me colocaram para cantar”, desabafou.
  
 
Yuri também contou como foi deixar a aldeia em busca de seu sonho. “Um dia, eu falei para o meu pai: ‘Vamos embora para a cidade para eu estudar’. Eu fui estudar, comecei a trabalhar de servente de pedreiro para tentar sobreviver, troquei de profissão, fui ser garçom de um barzinho, mas era todo desajeitado.
  
 
No final da noite, eu pedia para cantar e comecei a dar palhinha. Depois disso, passei a cantar em bares. Eu cantava em barzinho, é um sonho de criança, desde pequeno”, garantiu.
 
 
Mesmo com o público o aplaudindo de pé, Yuri não foi selecionado por nenhum dos técnicos. O cantor garantiu que não guarda mágoas: “Eu olhava para os jurados e nada, e a ansiedade começou a vir. Eu praticamente fiquei cego, não via mais ninguém. Queria que o Daniel, como sertanejo, virasse. Achei que a atitude dele seria virar, mas tenho respeito por ele. Se qualquer um virasse seria de bom tamanho. Pensei: 'Acabou a música, acabou o meu sonho. Quanto tempo eu lutei para isso'. E todo mundo chorou”.
  
 
Bem articulado, o índio falou também da ansiedade que tomou conta dele antes de sua apresentação. “Quando eu entrei, pensei: 'Se eu cantar até a metade da música, e eles (técnicos) virarem, tudo bem'. Eu cheguei, comecei a cantar e o público começou a aplaudir até a hora da entrada, então, eu me senti confortável”, admitiu ele.
 
 
 
Por fim, Yuri deixou claro que não houve nenhuma proposta para voltar ao The Voice, mas a vontade é grande: “Ninguém me disse nada. Não sei se vai ser legal voltar, mas eu gostaria sim. Quero agradecer aos internautas que fizeram uma campanha para eu voltar”.