ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Mendes lidera em Cuiabá

Data: Quinta-feira, 19/08/2010 00:00
Fonte:

Fonte:gazetadigital/Margareth Botelho

O empresário Mauro Mendes (PSB) lidera a corrida pelo comando do Palácio Paiaguás, a partir de janeiro de 2011, no município de Cuiabá com 31% das intenções de voto. Silval Barbosa (PMDB), atual governador de Mato Grosso, está encostado em 2º lugar, com 25% da preferência do eleitorado. Ex-prefeito da Capital por 2 mandatos, Wilson Santos (PSDB), surge distanciado 13 pontos percentuais do 1º colocado, com 18%. Marcos Magno (PSOL) pontua apenas 1%. Brancos e nulos somam 3% e indecisos são 22%.

Principal colégio eleitoral de Mato Grosso, Cuiabá possui 386.991 mil pessoas aptas a votarem no pleito de outubro. Nesta primeira pesquisa, o Instituto Gazeta Dados realizou 500 entrevistas em 4 regiões da cidade, abrangendo 106 bairros. Com margem de erro fixada em 4% para mais ou para menos, o levantamento recebeu o registro no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) sob o número 28573/2010.

Na amostra estimulada, de onde saíram os índices informados acima, os entrevistados têm acesso à lista de candidatos para que possam indicar para qual deles votará em outubro. Através da técnica Survey, o Gazeta Dados aplica questionários com intervalo de confiança de 95%. Isto é se fossem feitas 100 pesquisas em 95 delas os resultados seriam iguais, dentro da margem de erro.

Espontânea

A liderança do candidato Mauro Mendes na sondagem espontânea, onde os entrevistados apenas respondem sobre a preferência eleitoral sem acesso à relação de nomes, passa ao 2º lugar ao obter 15% dos votos dos cuiabanos. Três pontos percentuais à frente do empresário socialista, está Silval Barbosa com 18% da preferência dos eleitores. Wilson Santos mantém a 3ª colocação com 11%. Marcos Magno não pontua. Total de indecisos salta a 52% enquanto brancos e nulos, 4%.

O Gazeta Dados foi a campo entre os dias 14 e 16 agosto, portanto ainda não contempla os efeitos da estreia do horário de propaganda gratuita de rádio e televisão. Do total de entrevistados, 48% são homens e 52% mulheres. A maioria (41%) cursou o ensino médio e está na faixa etária de 25 a 34 anos (27%) e acima de 45 (31%). Católicos predominam entre os ouvidos, com 63% contra 26% de evangélicos e 2% de espíritas. A renda familiar predomina na média de até 5 salários mínimos para 69%. Já 19% admitiram ter ganhos mensais de 5 a 10 salários mínimos, e 12% recebem vencimentos superiores a 10 SMs.

Rejeição

Com uma vida pública mais atuante na Grande Cuiabá, o ex-prefeito Wilson Santos apresenta um índice de rejeição significativo de 44%. Silval Barbosa é o 2º na avaliação, com 11%, mas distanciado 33 pontos percentuais do tucano. Mauro Mendes e Marcos Magno empatam com 9%. Não sabe ou não respondeu reúnem 25% na amostragem e brancos e nulos atingem somente 2%.

Há quem atribua a rejeição a Wilson Santos aos problemas administrativos na sua gestão como prefeito de Cuiabá, neste segundo mandato. As áreas de saúde e infraestrutura, incluindo abastecimento de água e rede de esgoto, são pontos fracos de Wilson apontados pela população. O tucano, reeleito em 2008, também havia se comprometido que não deixaria a prefeitura para concorrer ao governo estadual. A promessa não foi honrada.

Já Mauro Mendes, derrotado nas urnas 2 anos atrás pelo tucano, tem contra si o rompimento pouco explicado com o grupo do ex-governador Blairo Maggi (PR). Foi ao lado dele que o empresário construiu a carreira política. Mendes se desfiliou do PR no apagar das luzes do prazo eleitoral, em 30 de setembro de 2009, ingressando no PSB.

Silval Barbosa teve uma militância política mais voltada para a região Norte. Em 2008, começou a conhecer os problemas de Cuiabá ao coordenar a campanha de Mauro Mendes à prefeitura. O peemedebista foi prefeito de Matupá e deputado estadual por 2 mandatos. Eleito vice-governador na chapa de Blairo Maggi, assumiu o governo com a renúncia do republicano, que optou por concorrer ao Senado.

Segundo turno

O favoritismo de Mauro Mendes na Capital se repete caso as eleições para o governo sejam decididas em segundo turno. Num confronto com Silval Barbosa, o empresário venceria com 7 pontos percentuais de vantagem. Seriam 37% contra 30%, respectivamente. Indecisos alcançam 25%. Brancos e nulos, 8%.

Quando o confronto é entre Mendes e Wilson Santos, o candidato do PSB impõe uma frente de 23 pontos percentuais. Mauro, conforme o Gazeta Dados, teria 46% das intenções de voto e Wilson ficaria com 23%. Nesta situação, indecisos chegam a 24%. Brancos e nulos somam 7%.

Colocado na simulação de votos com Silval Barbosa, Wilson Santos perderia com 22 pontos percentuais de diferença. O peemedebista venceria o pleito na Capital com tranquilidade ao alcançar 45% do eleitorado, enquanto o tucano teria apenas 23%. Indecisos totalizariam 23%. Brancos e nulos, 9%.

O segundo turno só acontece quando nenhum dos candidatos alcança 50% dos votos mais 1. Para esta conta, a Justiça Eleitoral considera apenas a somatória dos votos válidos, quando são excluídos brancos e nulos.

Novas pesquisas

No mercado há 18 anos, o Gazeta Dados realiza pesquisas somente para publicação nas empresas que compõem o Grupo Gazeta de Comunicação. Nesta primeira rodada para o pleito de outubro, o instituto ainda vai divulgar nos próximos dias os índices da preferência do eleitorado de Várzea Grande para governador e senador, além das avaliações dos nomes colocados na disputa pelas 8 vagas da Câmara Federal e 24 da Assembleia Legislativa de Cuiabá e Várzea Grande.