ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

STF muda forma de votação e deve adiar julgamento sobre Dirceu

Data: Quinta-feira, 20/09/2012 00:00
Fonte: FOLHA DE BRASILIA

 STF (Supremo Tribunal Federal) definiu nesta quarta-feira uma mudança no sistema de votação do processo do mensalão.

 

A mudança deve jogar a análise da denúncia contra os réus da cúpula do PT, entre eles o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), para a semana do primeiro turno das eleições municipais.

 

Após conversarem hoje, o relator, Joaquim Barbosa, e o revisor, Ricardo Lewandowski, acertaram que a análise das acusações de corrupção ativa ficaram para uma segunda etapa deste capítulo. Este é o crime que pesa contra os réus do chamado núcleo político, integrado pela ex-cúpula petista.

 

Com isso, Barbosa vai concluir amanhã a análise contra réus acusados de corrupção passiva e repassar a palavra para Lewandowski, que pode levar até duas sessões para ler seu voto. Em sequência, começa uma rodada de votação com os demais ministros.

 

Estão nessa parte da denúncia réus ligados ao PP, PTB, PL (atual PR) e ao PMDB.

 

A expectativa inicial era que o caso dos petistas fosse tratado por Barbosa já nesta semana, com a análise da denúncia contra o núcleo político. Estava previsto que ele apresentaria seu voto sobre todo o núcleo, que tem 23 réus, incluindo os acusados de corrupção passiva e ativa.

 

A interlocutores, Barbosa justificou que a ideia é racionalizar o julgamento e também alegou cansaço por conta do problema nas costas. Ele ocupou as duas últimas sessões abordando a denúncia contra os réus ligados aos partidos aliados ao PT.