ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Anel vaginal dá 80% de proteção, revela teste

Data: Domingo, 16/09/2012 00:00
Fonte: R7

Cientistas desenvolveram um anel vaginal capaz de conferir forte proteção contra o HIV. Em experimento com macacas, o dispositivo foi eficiente em liberar no corpo quantidades ideais do microbicida MIV-150. A ação da substância conferiu às macacas uma proteção média de até 83% contra o SIV, variação do HIV que afeta os macacos. O estudo foi desenvolvido pela ONG americana Population Council, dedicada a pesquisas em saúde pública, e divulgado na revista científica Science Translational Medicine.

 

O objetivo é chegar a um anel vaginal que pudesse ser usado por até três meses ininterruptos e que fosse capaz de proteger também contra HPV, herpes e outras doenças sexualmente transmissíveis. Nos testes, um grupo de macacas recebeu o anel com MIV-150 e o outro recebeu o mesmo dispositivo com placebo. Foram testadas diferentes concentrações de microbicida para se chegar à de maior eficiência e a exposição ao vírus foi feita em dois períodos diferentes: 24 horas ou duas semanas após a implantação do anel.

 

“Seria uma atitude de prevenção para a mulher que não dependeria da negociação com o homem”, diz o infectologista Olavo Henrique Munhoz Leite, coordenador da Unidade de Referência em Doenças Infecciosas Preveníveis da Faculdade de Medicina do ABC. As informações são do Jornal da Tarde.