ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Corinthians vence e impede Grêmio de assumir liderança

Data: Domingo, 09/09/2012 00:00
Fonte: Gazeta Esportiva

A esperança do Grêmio de terminar o sábado na liderança do Campeonato Brasileiro acabou em dez minutos no Pacaembu. Com gols de Ralf e Guilherme no começo do jogo, o Corinthians derrotou o time gaúcho por 3 a 1. Leandro fez o gol gremista e o garoto Giovanni, no finzinho, deu números finais ao placar. O resultado mantém a equipe de Vanderlei Luxemburgo na 3ª colocação, com 44 pontos. Os comandados de Tite sobem para o 9º lugar, com 31.

 

O Corinthians teve um ótimo início de jogo e conseguiu definir sua vitória muito cedo, aproveitando as chances e o começo turbulento do Grêmio. Na metade do primeiro tempo, Luxa já colocou mais um meia para tentar reverter a desvantagem. Na etapa final, o Grêmio se abriu ainda mais, conseguiu descontar, mas não alcançou o empate ainda sofreu mais um no final.

 

O Timão volta a campo nesta quarta, quando recebe a Ponte Preta. Já o Grêmio secará os líderes Fluminense e Atlético-MG neste domingo e retorna a atuar na quinta, contra o Náutico, no Estádio Olímpico.

 

O jogo -O Grêmio deu a impressão de que repetiria as últimas boas atuações. Com time praticamente completo, os gaúchos chegaram com perigo logo aos dois minutos, quando Zé Roberto serviu Elano, que chutou com perigo por cima. Foi um dos raros momentos de bom futebol da equipe na noite deste sábado.

 

Aos cinco, o Corinthians chegou ao gol, logo em sua primeira oportunidade criada na partida. Martínez cruzou da esquerda, Guilherme chegou batendo de primeira e Marcelo Grohe fez grande defesa. No rebote, Ralf se livrou da marcação e acertou o ângulo do goleiro gremista, que nada pôde fazer desta vez: 1 a 0.

 

O bom começo animou o Timão, que aproveitou o bom momento para fazer o segundo e encaminhar sua vitória: aos 10, Guilherme tabelou com Edenílson, entrou livre e ampliou a vantagem. Vendo seu time sem alternativas de jogada na frente, Vanderlei Luxemburgo arriscou: aos 22, tirou o volante Souza e colocou o meia Marquinhos. O cenário, porém, pouco mudou.

 

O Corinthians diminuiu o ritmo, mas ainda assim levava perigo. Aos 24, Martínez recebeu na direita, limpou a marcação e chutou forte, raspando o travessão. Mais para o fim da etapa inicial, o argentino novamente foi o protagonista. Aproveitou falha de Werley e pegou de primeira, mas Marcelo Grohe tirou de tapinha para escanteio. O Grêmio chegou com perigo só duas vezes após a alteração: aos 32, Marquinhos recebeu livre pela esquerda, mas se desequilibrou e arrematou torto. Quatro minutos depois, Kléber sofreu falta na meia-lua, mas Zé Roberto bateu para fora.

 

Exibindo as mesmas dificuldades de criação no início do segundo tempo, Luxa foi para o tudo ou nada: aos 11, tirou o amarelado André Lima e seu outro volante, Fernando, e colocou Marco Antônio e Leandro. A mexida deu resultado imediato: no minuto seguinte, a zaga corintiana fez a linha burra e deixou Marquinhos livre. Ele cruzou para Leandro, que recém entrara na partida, descontar o placar.

 

O Grêmio, então, partiu para cima em busca do empate. A equipe tentou o abafa, colocou o Corinthians em seu campo de defesa, mas não criou tantas situações de perigo. Aos 14, Marco Antônio arriscou de longe, Júlio César rebateu com o peito, mas evitou a conclusão de Leandro. Aos 18, o Corinthians respondeu: após falta próxima à área, a zaga gremista não afastou e Ralf chegou batendo de primeira, com perigo.

 

Os minutos seguintes foram equilibrados, com o Grêmio tendo a iniciativa e o Corinthians suportando bem a pressão. Aos 31, ótima chance gaúcha: Elano cobrou falta no ângulo e Júlio César fez grande defesa. No minuto seguinte, Edenílson chutou de fora da área, a bola desviou na zaga e quase entrou. No finzinho, a pá de cal: Giovanni recebeu de Adílson e acertou no ângulo de Marcelo Grohe: 3 a 1.