ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Aldo Rebelo inaugura exposição “Construtores do Brasil”, da qual é o curador, na Câmara

Data: Quinta-feira, 06/09/2012 00:00
Fonte: Ascom Ministério do Esporte

 

Ao inaugurar na noite de quarta-feira (05.09), na Câmara dos Deputados, a exposição “Construtores do Brasil – homens e mulheres que ajudaram a fazer um grande país”, da qual é o curador, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou esperar que a mostra seja exibida em todo o país, principalmente nas escolas, por seu sentido educativo. “Às vésperas de grandes eventos, como a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016, é preciso reforçar o sentido de memória nacional, pois é nela que reside a consciência dos desafios, da responsabilidade individual e coletiva, no esforço de construir o nosso Brasil.”
 


A exposição foi idealizada pelo ministro, à época em que presidiu a Casa, em 2006, e agora ganhou novo formato, com ilustrações dos 25 personagens que participaram da formação e consolidação da nação brasileira realizadas por artistas plásticos renomados, em homenagem à Semana da Pátria. “Agora temos uma obra à altura dos homenageados, e pode ser levada às escolas”, afirmou Aldo Rebelo. “Olhemos para trás com orgulho para que possamos olhar para frente com esperança.”
 


Participaram da cerimônia vários dos artistas chamados a contribuir com a mostra, o ministro dos Transportes, Paulo Passos, os deputados federais Luciana Santos e Paes Landim, e os diretores da Câmara Afrísio Vieira Lima e Rogério Ventura, dentre várias outras autoridades. “Todas essas personalidades retratadas são merecedoras de nossa admiração e orgulho, por seu profundo amor pela pátria”, afirmou Luciana Santos, líder do PC do B na Casa. “Unir antigos ideais a ideias novas me deixa pleno”, afirmou JG Fajardo, que retratou o Barão do Rio Branco.


Os presentes receberam diplomas de participação por doarem as obras ao acervo permanente da Câmara dos Deputados. O ministro Aldo Rebelo entregou os diplomas aos artistas Catarina Gushiken, responsável pela pintura de Anita Garibaldi, Gougon, que pintou Luiz Carlos Prestes, Hamilton Gondim, que ilustrou o Almirante Tamandaré, e Otoniel Fernandes, que retratou Filipe Camarão, o índio Poti.


Regionalismo

Os artistas foram convidados a participar pelo critério regional. Assim, Tiradentes ganhou ilustração do mineiro Carlos Bracher; Bento Gonçalves do gaúcho Urbano Vilela; Frei Caneca do pernambucano Romero Britto; e o índio Ajuricaba, chefe da aldeia dos Manaus, que lutou contra a ocupação portuguesa, do amazonense Óscar Ramos.

Outros artistas convidados a participar foram Christina Oiticica, Elifas Andreato, Heriberto Rebouças, Marysia Portinari e Yara Tupynambá. As imagens reproduzem figuras como a Princesa Isabel, Tiradentes, Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, Luiz Carlos Prestes, Maria Quitéria, e, claro, Dom Pedro I. Todo o acervo foi doado à Câmara e agora integra seu acervo permanente.

A mostra ficou exposta pela primeira vez em 2006, no gabinete da Presidência da Casa. O próprio ministro, que é deputado federal licenciado, pesquisou os nomes e submeteu o trabalho a historiadores. A exposição ficará aberta à visitação até o dia 27 de setembro, das 9h às 18h.
 


Serviço:
Exposição “Construtores do Brasil – homens e mulheres que ajudaram a fazer um grande país”

Visitação: 9h às 18h, até o dia 27.09.2012
Local: Galeria do Salão Nobre da Câmara dos Deputados