ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Índios e posseiros bloqueiam BR's contra desocupação de Marãiwatsede

Data: Quarta-feira, 05/09/2012 00:00
Fonte: Uasley Werneck/ Agência de Notícias

 

Fotos:Assessoria APROSUM
 

 

Índios e posseiros da região do Posto Da Mata, bloquearam na noite de segunda-feira (03) a BR 158 e dois acessos ao distrito de Estrela do Araguaia.
 
 
De acordo com informações da polícia civil do distrito,  o posseiros fecharam a BR 242 que  liga o Posto da Mata  à cidade de Alto Boa Vista e ainda  a BR-158  rumo a cidade de Barra do Garças.
 
 
Já os índios,  segundo populares fecharam a região conhecida como “Matinha” que fica a cerca de 5 km do posto da Mata, sentido Ribeirão Cascalheira.
 
 
Os posseiros e os índios bloquearam em protesto  à retirada de mais de 6 mil famílias da Gleba Suia Missu, demarcada como reversa indígena Marãiwatsede.
 
 
A Associação dos Produtores da Suia Missu confirmou os bloqueios e disse que não tem participação nas ações, cerca de 2 mil posseiros estão nas áreas bloqueadas.
 
 
De acordo com informações ainda extraoficiais um principio de conflito entre índios e posseiros já foi registrado.
 
 
Este é o segundo bloqueio da BR-158 este ano em protesto a desocupação, em junho desse ano os produtores bloquearam a rodovia por 7 dias. Na ocasião, algumas cidades ficaram isoladas como Alto Boa Vista, onde chegou faltar alguns mantimentos e combustível.
 
 
No dia 07 de setembro vai haver uma mobilização, e alunos estariam se unindo para um manifesto onde devem atear fogo na Constituição Federal, também em protesto a retirada dos produtos da Suia.
 
 
A Luta:

 
A região da gleba é alvo de litígio desde 1993, quando a demarcação da reserva Marãiwatséde foi feita. Decisões liminares vinham garantindo a permanência dos posseiros no local. A última delas foi cassada no final de junho, mas a associação que representa os fazendeiros da área ainda recorre judicialmente.
 
 
 
Fotos:Assessoria APROSUM
 

Fotos:Assessoria APROSUM