ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Cinco cidades de Mato Grosso estão com clima desértico

Data: Terça-feira, 04/09/2012 00:00
Fonte: Odocumento

Cinco municípios, incluindo Cuiabá, registraram umidade relativa do ar entre 10% e 11%, índices classificados como estado de emergência, conforme Organização Mundial da Saúde (OMS), e semelhantes aos registrados nos desertos do Saara (norte da África), do Atacama (norte do Chile) e do Kalahari (sul da África).

 

Além disso, a Capital também chegou a marcar 40,2ºC, a maior temperatura verificada no país ontem. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que ainda detalhou que outros 8 municípios de Mato Grosso registraram umidade relativa do ar entre 15% e 12%. Entre as localidades que compreendem os menores índices estão Cuiabá (10%), Barra do Garças (10%), Água Boa (11%), Rondonópolis (11%), São Félix do Araguaia (11%), Itiquira (12%), Santo Antônio do Leste (12%), Guiratinga (12%), Cáceres (13%), Confresa (13%), Gaúcha do Norte (15%), Campo Verde (15%) e Salto do Céu (15%).

 

Segundo o meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), Bruno Miranda, os baixos índices continuam até o final desta semana. Apenas a região noroeste de Mato Grosso, onde concentram as cidades de Aripuanã, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juína, Juruena e Sapezal devem registrar precipitações até esta quarta-feira (5). Ele detalha que a alta temperatura, ausência de chuva e baixa umidade são características do inverno na região central do país. “Esta época do ano, o Centro-Oeste registra os menores índices em umidade, chegando a ser considerada a região mais crítica do país”.

 

Miranda também cita a região nordeste do país como localidade crítica em relação à seca, porém destaca que a população do local está mais preparada que o restante do país. Exemplo disso é o decreto formulado pelo governo do Ceará reconhecendo situação de emergência em 168 dos 184 municípios. O documento já foi encaminhado para União e aguarda homologação.

 

De acordo com a meteorologista Maria das Dores de Azevedo, que atua no Inmet, a ausência de chuva é o fator predominante para a baixa umidade. Segundo ela, a previsão para chuvas em Mato Grosso começam a surgir entre o período que compreende a segunda quinzena de setembro e início do mês de outubro. “Anterior a este período o Estado fica sem a presença de precipitações”.

 

Inverno e previsão - Este ano, o inverno teve início no dia 20 de junho, conforme informações do Cptec, e se encerra com a chegada da primavera, no dia 22 de setembro. Considerada estação das baixas temperaturas, na região Centro-Oeste o que se verifica são índices contrários, principalmente em Mato Grosso. Termômetros registrando números altos, umidade do ar em baixa e diminuição nos índices chuvosos são as principais características da região que compreende o clima classificado como tropical. Para esta terça-feira (4), os termômetros marcam máxima de 39ºC e mínima de 22ºC em Cuiabá.

 

De acordo com informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, o noroeste de Mato Grosso pode apresentar nebulosidade variável e pancadas de chuva, porém o restante do Estado tem predomínio de sol, com umidade relativa do ar baixa durante o período da tarde. Para quarta-feira (5), a temperatura se mantém em alta e a umidade relativa do ar não deve ser superior a 30%. Em todas as regiões do Centro-Oeste há predomínio de sol.