ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Goiás vence e elimina Grêmio da Copa Sul-americana

Data: Sexta-feira, 13/08/2010 00:00
Fonte:

Fonte:gazetaesportiva

O Grêmio decepcionou na estreia do técnico Renato Gaúcho. A equipe gaúcha levou 2 a 0 do Goiás em pleno Estádio Olímpico e foi eliminada da Copa Sul-Americana, tida como prioridade do clube, logo na primeira fase. O resultado manteve uma triste escrita do Tricolor: a de nunca ter passado de fase nesta competição, após quatro participações.

Os gols do time de Emerson Leão foram marcados pelo volante Amaral, no começo da partida, e Everton Santos, no final. A vitória marcou o fim do jejum de oito jogos do time esmeraldino, que não ganhava uma partida desde junho. Já o Grêmio segue sem vencer após a volta da Copa do Mundo, acumulando nove confrontos de jejum.

O Goiás espera agora o classificado do confronto entre Peñarol e o vencedor de Barcelona de Guayaquil e Universidad César Vallejo, do Peru. Curiosamente, o time volta a enfrentar o Grêmio neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro, às 18h30, também em Porto Alegre.

O jogo - O primeiro tempo foi caracterizado pela forte marcação imposta pelo Goiás à saída de bola defensiva do Grêmio. O Tricolor não conseguiu se encontrar jogando no esquema 4-5-1 pela primeira vez na temporada. A toda hora, os zagueiros gremistas eram forçados a dar chutões para tentar a ligação com o resto do time, o que devolvia a posse de bola o tempo todo aos goianos.

Muito atrapalhada, a defesa gremista cometeu vários erros. Mesmo improvisado como lateral-direito, o volante Wendel Santos foi uma das principais figuras do Goiás. Constantemente livre, levou muito perigo com suas subidas. Numa delas, aos oito minutos, saiu o cruzamento perfeito que encontrou Amaral livre entre os zagueiros gremistas para marcar o primeiro gol do jogo.

Confuso, o Grêmio não conseguiu esboçar reação. Ao contrário: quem seguiu melhor no jogo foram os comandados de Emerson Leão. Sem jogadas pelos lados, o time de Renato Gaúcho não conseguia levar perigo ao gol de Harlei. Jonas, atuando como único atacante, não era bem assessorado pelos meias Maylson, Douglas e Souza. Mesmo assim, foram três chegadas suas as mais perigosas do Tricolor no primeiro tempo. Na melhor delas, aos 40 minutos, aproveitou erro do adversário e entrou sozinho, mas tentou um drible a mais em Ernando e foi desarmado.

Sentindo o nervosismo gremista, o Goiás foi quem mais criou chances de gol na etapa inicial. Aos 29 minutos, após trapalhada da zaga, Everton Santos apanhou rebote dentro da área, mas chutou por cima. Oito minutos depois, Neuton e Marcelo Grohe, os mais confusos do Grêmio, protagonizaram lance bisonho: o goleiro saiu apressadamente das traves enquanto o zagueiro recuava para ele de cabeça, o que quase resultou num gol contra. Aos 44, nova trapalhada de ambos deixou Bernardo sozinho, mas Rafael Marques salvou a conclusão com a barriga. Logo a seguir, Rafael Tolói chutou na rede pelo lado de fora.

Apesar de voltar com o mesmo time para o segundo tempo, o Grêmio mudou completamente sua atitude. Encurralou o Goiás desde o começo. Com Maylson aberto pela direita, o Tricolor criou quatro chances de gol em apenas cinco minutos, algo que não fizera na primeira etapa inteira. A melhor chance veio aos 12 minutos, quando o lateral Edilson ganhou na velocidade e cruzou para Maylson, que concluiu sobre a zaga.

Apesar da boa participação, Maylson deixou o campo para entrada de Hugo, aos 15 minutos. Foi a primeira das substituições de Renato Gaúcho visando a tornar o time mais ofensivo. O Goiás, ao contrário, retraía-se cada vez mais. Entretanto, à medida que o tempo passava, o time gaúcho enervava-se com a iminente eliminação.

Aos 30 minutos, o lance que terminou com as chances de classificação do Grêmio. André Lima aproveitou dividida de Jonas com Harlei e empatou o jogo de cabeça. Entretanto, o árbitro Paulo César Oliveira anulou o gol equivocadamente após alegar impedimento, contrariando marcação do assistente.

Depois desse duro golpe, o Grêmio não mais conseguiu se encontrar dentro da partida. O Goiás começou a levar perigo após defender-se durante toda a etapa final. Aos 44, Everton Santos colocou a pá de cal sobre o Tricolor: ao entrar na área, limpou a marcação e fuzilou Marcelo Grohe: 2 a 0. A torcida gremista deixou o campo revoltada com a eliminação e, principalmente, com a arbitragem.