ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Andre Brasil ganha ouro e quebra recorde mundial na Paralimpíada

Data: Sexta-feira, 31/08/2012 00:00
Fonte: Jornal do Brasil/ com Terra e Agência Brasil

O nadador Andre Brasil conquistou o bicampeonato olímpico nos 50 m livre S10 e quebrou o recorde mundial, superando a marca de 23s16 que ele mesmo havia registrado em 2009. Essa é a segunda medalha do nadador nos Jogos Paralímpicos de Londres. Andre Brasil ganhou na quinta-feira(30) a medalha de prata nos 200 metros medley SM10, com o tempo de 2m12s36.

 

"Estou realizado por manter a hegemonia. Não são todos os atletas que conseguem ter um bicampeonato, e eu sou bicampeão paralímpico nesta prova. Estou muito contente e emocionado", declarou. 

 

André Brasil já havia conquistado o melhor tempo nas eliminatórias e completou a decisão em 23s16, estabelecendo a melhor marca da história. Mesmo assim ele acredita que ainda pode evoluir na prova.

 

"Consegui visualizar a minha prova. Acertei alguns detalhes e outros tenho certeza de que errei. Acredito que há ainda alguma coisa a melhorar na prova", afirmou.


 

André Brasil se emociona após conquistar o ouro na final dos 50 m livre S10
André Brasil se emociona após conquistar o ouro na final dos 50 m livre S10

 

Nesta quinta-feira, primeiro dia de competições, o paratleta já havia conseguido a medalha de prata nos 200 m medley SM10. Como também ganhou esta medalha em Pequim 2008, ele soma sete medalhas em Paralimpíada. Brasil ainda competirá em outras cinco provas nos Jogos de Londres, podendo assim chegar a marca de 13 medalhas.

 

Com a estreia do atletismo na manhã de hoje, a atleta Marivana Nóbrega bateu o recorde das Américas, no lançamento de disco F35/36, com a marca de 23,73 metros. No entanto, a quebra do recorde parapan-americano não garantiu medalha para a brasileira, que terminou a prova em sétimo lugar.

 

Os nadador brasileiro Daniel Dias também foi ouro ontem, confirmando o favoritismo. Dias chegou em primeiro lugar nos 50 metros nado livre S5 e bateu o próprio recorde, com o tempo de 32s05 - 21 centésimos mais rápido que a marca anterior.

 

Até o momento, o Brasil ocupa o nono lugar no quadro geral de medalhas - com duas de ouro, duas de prata e uma de bronze. A China lidera o ranking com 31 medalhas, seguida pela Austrália (com 15 medalhas) e a Ucrânia (com 14 medalhas).

 

Repetindo o feito nas Olimpíadas deste ano, o judô foi o esporte que garantiu a primeira medalha para o Brasil nas Paralimpíadas ontem (30), com a vitória da judoca Michele Ferreira, na categoria até 52 quilos. A brasileira conquistou a medalha de bronze depois que a adversária, a francesa Sandrine Martinet, se machucou nas semifinais e não competiu.

 

A 14ª Paralimpíadas em Londres vão até o dia 9 de setembro. Participam dos Jogos, atletas com deficiências físicas e sensoriais. A equipe brasileira é formado por 182 atletas, que competem em 18 das 20 modalidades. O Brasil não participa das competições de rugby e tiro com arco.