ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Estados demonstram potencial estratégico ao Ministério da Defesa

Data: Quarta-feira, 29/08/2012 00:00
Fonte: Da Assessoria

O deputado Estadual Baiano Filho (PMDB) se reuniu no final da tarde desta terça-feira, 28.08, com o Ministro da Defesa, Celso Amorim, em Brasília/DF. O encontro foi agendado pelo Governo do Tocantins com o objetivo de apresentar ao ministro o projeto de construção da Travessia Transbananal, que ligará Mato Grosso a Tocantins pela BR-242/TO-500.  

 

Por telefone, Baiano informou que o governador do Tocantins Siqueira Campos fez um breve esboço do projeto com a apresentação detalhada das futuras obras por meio de uma maquete eletrônica. O governador também explanou sobre a importância estratégica da obra enfatizando não apenas o fortalecimento do modal rodoviário com a criação do Corredor de Exportação Leste/Oeste, mas como fator de integração nacional ligando o Tocantins ao Pará, Mato Grosso e Bahia, perfazendo mais de 2.300km.

 

Siqueira complementou afirmando a importância da rodovia como de interesse Estratégico Nacional, uma vez que a abertura de novas fronteiras agrícolas e turísticas, permitirá a expansão demográfica e econômica em toda área de influência do novo corredor, garantindo a Integração Sul Americana entre o Atlântico e o Pacifico. A redução dos custos de exportação também foi enfatizado pelo governador.

 

Ao final do encontro, o governador Siqueira Campos e o deputado Estadual Baiano Filho assinaram o documento onde os estados de Tocantins e Mato Grosso solicitam ao Ministério da Defesa que a Travessia Transbananal seja oficialmente declarada como essencial a “Expansão Estratégica da Malha Viária para o Desenvolvimento e Segurança Nacional”, de acordo com a Portaria nº. 303 da AGU e o PNLT do Ministério dos Transportes e do Ministério da Defesa.

 

Além do governador de Tocantins Siqueira Campos, também participaram da audiência o secretário de Infraestrutura do Tocantins, Alexandre Ubaldo Monteiro; o senador Vicentinho Alves; o engenheiro José Rubens Mazzaro, assessor Especial do Governo do Tocantins e responsável pelo projeto; o deputado Estadual Baiano Filho (PMDB) representante da Assembleia Legislativa de Mato Grosso; o engenheiro Tércio Lacerda da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana de Mato Grosso (SETPU); o coordenador do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira; e os prefeitos Filemon Limoeiro de São Felix do Araguaia, Parassu de Souza Freitas de Luciara, e Geraldo de Freitas de Novo Santo Antonio.

 

CONHEÇA O PROJETO – O projeto executivo para a construção da Travessia Transbananal, ligando Mato Grosso a Tocantins pela BR-242/TO-500 está em fase de conclusão, com previsão para início das obras em 2013.

 

As obras, orçadas em aproximadamente R$ 1,053 bilhão serão executadas pelo Governo do Tocantins. Entre os principais empreendimentos está a construção de uma ponte estaiada sobre o rio Araguaia com 2.600m de extensão na altura de São Felix do Araguaia/MT e a pavimentação de 92km da BR-242 atravessando a Ilha do Bananal até o município de Formosa do Araguaia/TO. A Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo abrigando os povos indígenas Carajás à margem do Araguaia, e Javaés às margens do rio Javaés, em Tocantins.