ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Produtores querem que servidores do setor agropecuário suspendam paralisação

Data: Terça-feira, 28/08/2012 00:00
Fonte: Da Assessoria

 

Na última terça feira, 28 de agosto de 2012, dirigentes da Famato e da Acrimat vão se reunir com dirigentes dos sindicatos do setor agropecuário (Indea, Intermat, Empaer, Sedraf) para solicitar a suspensão da paralisação de protesto que começou na segunda feira e esta programada para se estender ate a próxima quarta feira.

 

A reunião entre produtores e servidores será a partir das 14 horas. Eles devem se encontrar diante da Sedraf e caminhar até o auditório da Famato, no Centro Político Administrativo. Contamos com a cobertura deste órgão de comunicação.

 

Para maiores informações ligue: Gilmar Brunetto 9998-9247

 

 

 

 

ENTENDA O CASO:

Servidores do setor agropecuário fazem paralisação e acampamento de protesto, diante da Sedraf, durante três dias  (de segunda, 27, a quarta, 29)

 

 A partir desta segunda, dia 27 de agosto - e até à próxima quarta-feira, dia 29 de agosto,  os servidores do Indea-MT, Intermat, Sedraf e Empaer, comandados pelos seus sindicatos, vão estar paralisados e acampados diante do prédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), no Centro Político Administrativo,  em Cuiabá.

 

A paralisação e o acampamento representam um protesto que visa pressionar em favor de uma mudança de postura da atual administração estadual, comandada pelo governador Silval Barbosa, para que passe a priorizar urgentes investimentos no setor cujos servidores se ressentem até mesmo das condições mínimas para o exercício de suas atividades.

 

 Pautas da paralisação dos servidores:

        Melhorar o Orçamento para a Sedraf e Vinculadas

        Fim do Núcleo Sistêmico

        Reforma ou construção de um novo prédio

        Implantar imediatamente a Lei 486/2011 que mudou a personalidade jurídica da Empaer

        Agilizar a liberação dos recursos do MDA, projeto 2008, no valor de 7 milhões para custeio e investimento na Empaer

        Iniciar a construção da nova sede da Empaer, no valor de 5.5 milhões, com recursos do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrario) já liberados há mais de 2 anos.

        Convocar imediatamente os aprovados do concurso do Indea e Sedraf

        Estruturar as unidades locais do Indea e Empaer nos Municípios.

 

 

___________________________________________________

ENTENDA O CASO:

Servidores entram em greve e a sanidade fica ameaçada

A paralisação coloca em risco os 900 km de fronteira seca no Estado

CLARICE NAVARRO DIÓRIO/Da Sucursal de Cáceres - Diario de Cuiabá

 

Servidores do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) entram novamente em greve. A paralisação iniciada ontem segue por tempo indeterminado. O presidente em exercício do Sindicato Rural, Jeremias Pereira Leite, afirmou que mais uma vez 900 quilômetros de fronteira seca ficam expostos, sem a atuação do Indea/MT na vigilância sanitária, na emissão da Guia de Transporte de Animais (GTA), que normatiza o embarque e desembarque de bovinos. "A falta de condições de trabalho a que hoje estão submetidos os funcionários do Indea é motivo de muita preocupação. O Estado precisa dar atenção e resolver este problema com urgência. A pauta deles é primordial e precisa ser atendida".

 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (Sintap), Roberto Arruda e Silva, afirmou que apesar de vários ofícios enviados ao governo do Estado as reivindicações da categoria não foram atendidas. "E são reivindicações básicas. Não se trata de aumento de salário, mas sim da reestruturação do órgão e a saída do Indea/MT do Núcleo Sistêmico Agropecuário. Mas até agora o governo não se manifestou. Assim, os funcionários param em todas as unidades regionais de serviços, laboratórios e na administração central".

 

Pereira Leite acrescenta que há meses os sindicatos estão cobrando as melhorias necessárias para que os “funcionários do órgão tenham condições dignas de trabalho".

 

Em reunião realizada na última sexta-feira, no município de Rio Branco (356 quilômetros ao oeste de Cuiabá), o Fórum Permanente de Sindicatos Rurais da Região Sudoeste pode expor ao presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, as demandas da categoria e, em especial, a preocupação com a situação de falta de estrutura do Instituto. Rui Prado afirmou que a Federação intermediou “o quanto pode” a negociação entre o sindicato que agrega o Indea/MT com o governo, “mas não se trata de uma reivindicação relacionada à reposição salarial. Eles querem estrutura para trabalhar. E se o governo não enxergar isto como prioridade, o trabalho de fiscalização de sanidade animal no Estado ficará comprometido. Eles estão trabalhando no limite”.

 

Sobre o Indea/MT, os sindicatos expuseram que as unidades de atendimento nos municípios de Porto Estrela, Glória D’Oeste e Curvelândia estão para ser fechadas. “Falta tudo: em toda a região o Indea não tem funcionários em número suficiente, não tem carros em condições de uso, os prédios estão danificados e há unidades que não tem nem papel. Isto, quando há a etapa de vacinação contra a aftosa para novembro e quando foram detectados surtos de varíola em rebanhos de Araputanga e Glória D’Oeste. A preocupação da classe produtora em relação a este problema é grande, pois está em risco a sanidade animal em todo Mato Grosso. A ação do governo estadual em relação ao problema tem que ser imediata, conforme advertem os presidentes de sindicatos, que realizam a próxima reunião do Fórum em Pontes e Lacerda, no dia 21 de setembro.