ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã tem aumento expressivo do gado de leite

Data: Terça-feira, 10/08/2010 00:00
Fonte:

Redação e fotos: topnews

A Secretaria de Agricultura sobre o comando do secretário José de Oliveira, tem conseguido resultados expressivos no que diz respeito a cadeia produtiva do leite dentro do Município de Aripuanã, segundo o mesmo “isso tudo se deve a grandes parceiros como a Empaer, Banco do Brasil e Energética Águas da Pedra “.

A Empaer entra com a parte de elaboração dos projetos, o Banco do Brasil através do DRS, que é um financiamento do rebanho dando ao produtor uma carência de dois anos para começar a pagar e com juros de não passam 2% ao ano.

O DRS é um Programa Desenvolvimento Rural Sustentável, desenvolvido e que está sendo muito bom para Aripuanã.

A Energética Águas da Pedra, através do PBA – Projeto Básico Ambiental da Usina Hidroelétrica de Dardanelos, tem o Programa de Apoio a Produção Agrícula, que é desenvolvido em uma parceria da empresa com o Sebrae – MT. Através do programa  foram realizadas missões para fora do estado onde se tem a cadeia do leite bem estabelecida, como Poços de Caldas e Patrocínio no estado de Minas Gerais, o que para Sandro Rossi responsável pelo Sebrae da Região foi de grande importância para que motivassem os produtores a fazer o DRS do Leite.

Para Vinycius Kaizer representante da EAPSA que acompanha o programa um fator de grande importância que acontece hoje é a consultoria dada por especialistas através do programa para os produtores aumentarem a capacidade de produção de leite, afinal aumentando a produção aumenta se a renda do produtor, e isso trazem mais qualidade de vida para a população aripuanense “hoje sei de família que recebe média de 1.400 reais por mês através do leite, isso para um sitiante é um valor muito expressivo”.

Aripuanã até hoje já recebeu cerca de 1.300 vacas, o que trouxe um aumento na produção de 13.600 mil litros/dia e a meta é para que até final do ano chegue a casa dos 35 mil litros, ressaltou Roberto Secretario da Empaer Local.