ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Carlos Lindenberg Neto é o novo presidente da ANJ

Carlos Fernando Lindenberg Neto, o Café, é o novo presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ). Eleição foi realizada pela Assembleia Geral da associação nesta segunda-feira, durante o 9º

Data: Segunda-feira, 20/08/2012 00:00
Fonte: Gazeta do Povo

No 9º Congresso Brasileiro de Jornalismo, a Assembleia Geral de representantes da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) elegeu nesta segunda-feira (20) os diretores que vão gerir a entidade até meados de 2014. A nova diretoria tomou posse no encerramento do primeiro dia do congresso, que acontece em São Paulo.

 

O novo presidente da entidade, Carlos Fernando Lindenberg Neto, o Café, do jornal capixaba A Gazeta disse se sentir honrado com o papel de defender a liberdade de imprensa, valor maior de toda a sociedade brasileira, e fez questão de ressaltar o valor dos jornais regionais, que, com sua escolha para o cargo estão sendo valorizados pela ANJ.

 

"Jornais regionais são fundamentais em um país como o nosso, formado por muitos Brasis. E ninguém representa melhor as realidades locais que os jornais regionais. Vir de um deles e representar os 154 jornais de todo o país filiados à entidade é prova da valorização desses veículos de médio porte que batalham pela informação Brasil afora", afirmou.

 

Judith Brito, da Folha de S. Paulo, que presidiu a entidade nos biênios 2008-2010 e 2010-2012, transmitiu o cargo declarando que "o programa permanente de auto-regulamentação, obra ainda em progresso, foi um dos grandes avanços da ANJ nos últimos anos". Ela também destacou como realizações recentes da ANJ a batalha pela aprovação da Lei de Acesso à Informação e a batalha pelo uso de critérios técnicos para a publicidade estatal também foram conquistas importantes no campo da transparência.

 

"No campo da liberdade de imprensa conseguimos, no Congresso anterior, em 2010, a adesão de todos os presidenciáveis, inclusive Dilma Rousseff, que viria a ser eleita, a adesão da Carta de Chapultepec", ressaltou Judith. A ex-presidente desejou boa sorte a Café, deixando claro que o apoiará na batalha para que a ANJ continue a trabalhar por um jornalismo de qualidade em todo o Brasil.

 

Estiveram presentes o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, e o do Espírito Santo, Renato Casagrande. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o deputado Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados, e o presidente da Abert, Daniel Slaviero, também prestigiaram a posse da nova diretoria.