ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Grêmio goleia e deixa Figueirense na lanterna do brasileirão

Data: Domingo, 19/08/2012 00:00
Fonte: Gazeta Esportiva

Fim de tabu. Aproveitando o mau momento do Figueirense, o Grêmio venceu com tranquilidade por 4 a 0 e encerrou um jejum de nove anos sem vitória diante do time catarinense em Porto Alegre. Mais do que isso, o resultado foi importante por consolidar o Tricolor na quarta colocação do Campeonato Brasileiro, a uma rodada do fim do primeiro turno.

 

O triunfo começou a ser construído no primeiro tempo, com gols de Elano e Leandro. O jovem atacante ainda voltou a balançar a rede no começo da etapa final e André Lima transformou a vitória em goleada aos 44. Marcelo Moreno deu três assistências.

 

Agora com 34 pontos, a equipe de Vanderlei Luxemburgo busca cumprir a meta imposta pelo treinador e terminar as 19 rodadas iniciais dentro do G-4 da competição. O próximo adversário será o rival Internacional, no Beira-Rio. Antes disso, porém, o Grêmio duela com o Coritiba pela Copa Sul-americana.

 

O Figueirense, por sua vez, vive situação dramática na tabela de classificação. Lanterna do Brasileirão, o time que ano passado encantou na competição chegando a sonhar até com vaga na Libertadores agora concentra suas forças em deixar a degola e por isso o próximo duelo, com o também ameaçado Coritiba, no Orlando Scarpelli, ganha grande importância. Pela Copa Sul-americana, os comandados de Hélio dos Anjos recebem o Atlético-GO no meio da semana.


Aproveitando o último jogo em casa antes do fim do primeiro turno e a tarde de sol em Porto Alegre, a torcida do Grêmio lotou o Olímpico neste domingo, incentivada pelas diversas promoções realizadas pela diretoria tricolor, é verde. E os torcedores não se decepcionaram ainda que os gols demorassem um pouco a sair.

 

A atuação do Figueirense em campo refletia a posição do time na tabela. Para piorar, Hélio dos Anjos não pôde contar com Loco Abreu, que retornou de amistoso contra a França pela seleção uruguaia alegando dores no joelho direito. Caio, então, foi o único responsável por levar perigo à meta gremista no primeiro tempo. Mas acabou desperdiçando grande chance ao chutar para fora em vez de passar para Aloísio, livre pela direita.

 

O Grêmio também tinha desfalque no ataque, porém, ao contrário do adversário, pouco sentiu a ausência de Kleber. O jovem Leandro, que o substituía, teve duas boas oportunidades de balançar a rede, uma em cada lado do campo, mas errou. Marcelo Moreno também era perigoso, contudo faltava precisão.

 

A torcida gremista até chegou a soltar o grito de gol, por duas vezes, mas tanto Zé Roberto quanto Leandro foram flagrados em impedimento. A agonia foi ao fim aos 35 minutos, quando Marcelo Moreno e Anderson Pico fizeram grande jogada pela direita, deixando Elano livre para empurrar para a rede. Depois, aos 39, Leandro conseguiu se redimir e ampliou para o Grêmio.

 

Na volta do intervalo, o Tricolor teve vida ainda mais fácil, mesmo com as três mudanças consecutivas de Hélio dos Anjos. Uma delas, aliás, foi fundamental para que os anfitriões marcassem o terceiro gol. Promovido no lugar de Diogo, Marquinhos atrasou errado dentro da pequena área, dando de presente para Marcelo Moreno, que tocou para Leandro se consagrar.

 

Com o 3 a 0 no placar, Vanderlei Luxemburgo optou por preservar suas principais estrelas, pensando tanto no compromisso pela Sul-americana quanto no clássico com o Inter. O ritmo de jogo caiu, e os gremistas tocaram a bola com tranquilidade. Antes do final, porém, sobrou tempo para André Lima, deixar sua marca após rebote de Wilson com chute de Marquinhos.